Para facilitar o acesso de quem ainda não foi vacinado, dois postos de vacinação funcionam neste domingo (14) em Manaus. No entanto, a central de fiscalização da Prefeitura informou que a movimentação tem ficado abaixo do esperado na faixa etária de 70 anos e convoca os idosos para irem aos postos. Os profissionais da saúde acreditam que a chuva que atinge a capital desde a madrugada tenha contribuído para o fluxo ser reduzido.
O G1 esteve tanto no posto da Universidade Paulista (UNIP), na zona Centro-Sul, quanto no Shopping Phellipe Daou, na Zona Norte, e percebeu a baixa movimentação da procura por vacinação neste domingo. Os postos funcionam de 9 às 16h.
A abertura desses postos no domingo, segundo a prefeitura, pretende facilitar o acesso de quem ainda não foi vacinado e acelerar o fechamento da meta de imunizar no mínimo 90% do público-alvo, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.
O secretário Municipal de Administração e membro da Comissão de Fiscalização da Prefeitura, Ebenézer Bezerra, comentou que, em relação a faixa etária a partir dos 70 anos, o fluxo tem reduzido.
“Esse fluxo, logo nos primeiros dias foi intenso e, conforme foram passando as semanas que foram vacinando os idosos, tem reduzido bastante. Por isso, aproveito para convocar e chamar essas pessoas para vacinação. Exemplo: aqui nesse posto, está bastante suave, reduzido, não há filas. Hoje está funcionando dois postos em razão da redução do fluxo de pessoas”, disse.
Leia mais:
Antiviral pode ser eficaz no combate ao coronavírus, indica estudo
Ministério inicia novo plano de remoção de doentes do AM
Oxford anuncia teste de vacina contra covid-19 em crianças
Pazuello anuncia força-tarefa para acelerar vacinação em Manaus
*Reportagem do G1/Amazonas