quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    HomePoderAmazonasDo AM, apenas senador Plínio Valério é contra CPI dos atos antidemocráticos

    Do AM, apenas senador Plínio Valério é contra CPI dos atos antidemocráticos

    Publicado em

    A instalação da CPI para investigar os atos antidemocráticos contra os Três Poderes realizados no domingo (8) deve ficar para fevereiro, após a volta do recesso parlamentar. A decisão foi comunicada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em entrevista coletiva após a sessão deliberativa extraordinária desta terça-feira (10).

    O pedido de abertura de uma CPI, feito pela senadora Soraya Thronicke (União-MG), já tem 45 assinaturas (são necessárias 27 para aprovação). Os senadores do Amazonas, Eduardo Braga e Omar Aziz, assinaram o requerimento, enquanto Plínio Valério impôs condição para assinar o pedido de abertura da CPI.

    O senador Eduardo Braga (MDB) apoiou a abertura da CPI para apurar as responsabilidades pelo vandalismo em Brasília. ”Acho que nós precisamos investigar e precisamos culpar e punir aqueles que organizaram, financiaram, planejaram e aqueles que realizaram os atos de vandalismo”, disse o senador em vídeo postado em sua rede social.

    Aliado do presidente Lula, o senador Omar Aziz (PSD) também foi favorável à instalação da CPI. Em requerimento, Aziz diz que é preciso apurar os atos “antidemocráticos e terroristas praticados por um grupo de pessoas que invadiu e depredou os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto”.

    Requerimento assinado pelo senador Omar Aziz (Foto: Divulgação)

    O senador Plínio Valério (PSDB) foi contra a intervenção federal em Brasília e impôs condição para assinar o pedido de abertura da CPI. “Não assino nenhum pedido de CPI enquanto a CPI das ONGs, que está na vez, seja instalada”, afirmou o senador, que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na última eleição presidencial.

    A CPI

    De acordo com o senador Rodrigo Pacheco, há fato determinado para a instalação da comissão parlamentar de inquérito e o pedido é pertinente. A CPI já tem mais assinaturas que o número necessário para a sua instalação (27), mas essa situação pode mudar, já que alguns senadores que apoiam o requerimento de Soraya terão seus mandatos encerrados nesta legislatura e serão substituídos por novos parlamentares. Com isso, há expectativa de que seja necessária uma coleta adicional de assinaturas.

    A impossibilidade de instalar a CPI antes de iniciada a nova legislatura se dá, também, porque o regimento estabelece que, em qualquer hipótese, o prazo da comissão parlamentar de inquérito não poderá ultrapassar o período da legislatura em que for criada. Como a nova legislatura terá início em fevereiro, não adiantaria instalar a comissão agora, ainda que o recesso estivesse suspenso.

    Vetos

    Após a retomada dos trabalhos, os senadores terão ainda como tarefa analisar, junto com a Câmara dos Deputados, os vetos presidenciais que ainda restam na pauta do Congresso, entre eles o 46/2021, relativo a artigos do projeto que originou a Lei 14.197, de 2021. Essa norma revogou a Lei de Segurança Nacional (LSN) e definiu crimes contra a democracia.

    Entre os trechos polêmicos vetados está o que aumentava a pena para militares envolvidos em crimes contra o Estado Democrático de Direito. Pelo projeto, eles estariam sujeitos à perda do posto, da patente ou da graduação.

    “Felizmente esse Congresso Nacional aprovou a reforma da Lei de Segurança Nacional para criar uma lei do Estado democrático de direito, alterando e incluindo tipos penais aos quais essa conduta do dia 8 de janeiro se amolda perfeitamente. Ou seja, todas essas pessoas que praticaram esse crime serão punidas na forma do Código Penal, mas também dessas novas disposições.  Remanescem alguns vetos e nós os apreciaremos na primeira oportunidade uma sessão do Congresso Nacional”, anunciou Rodrigo Pacheco.

    Leia mais:
    Brasília contabiliza estragos após ataque aos Três Poderes
    “Não vou atropelar a Constituição”, diz Plínio Valério ao ser contra intervenção federal
    Explicando: crimes pelos quais bolsonaristas radicais podem ser enquadrados

    Últimos Artigos

    Bolsa Família: MDS alerta sobre fake news de pagamentos

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou...

    Detran alerta sobre golpes envolvendo mensagens de texto

    Cuidado com mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH Unidades do Departamento Estadual de...

    Governo suspende publicidade de Bets para crianças e adolescentes

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,...

    Explicando: Plano de execução de Lula e Alckmin

    A Polícia Federal (PF) deflagrou na última terça (19), uma operação que revelou uma...

    Mais artigos como este

    Bolsa Família: MDS alerta sobre fake news de pagamentos

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou...

    Detran alerta sobre golpes envolvendo mensagens de texto

    Cuidado com mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH Unidades do Departamento Estadual de...

    Governo suspende publicidade de Bets para crianças e adolescentes

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,...