Pesquisa realizada de 14 a 16 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em parceria com a Avaaz (organização não governamental responsável por promover abaixo-assinados online), apontou que o desmatamento ilegal na floresta amazônica é preocupante para 88% dos entrevistados. Entre os ouvidos, 84% também disseram concordar totalmente que preservar a Amazônia é essencial para a identidade do Brasil. Mil pessoas de todas as regiões do país foram entre entrevistadas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Os dados da pesquisa foram divulgados nesta quarta-feira (21), em um evento em Brasília, que contou com a participação de deputados da Frente Parlamentar Ambientalista. Na ocasião, a Avaaz também entregou aos parlamentares um abaixo-assinado, pedindo a preservação da Amazônia, feito em sua plataforma online, com mais de 1,1 milhão de assinaturas.
Ainda, de acordo com o levantamento, 90% dos entrevistados concordam totalmente que preservar a Amazônia é essencial para a saúde do meio ambiente no Brasil. A pesquisa também questionou se o presidente Jair Bolsonaro e o Governo Federal devem adotar uma política de “tolerância zero” contra o desmatamento ilegal na Amazônia, 83% concordaram.
Deputados federais respondem
A Avaaz também divulgou uma pesquisa de opinião entre os parlamentares. Foram ouvidos mais de 200 deputados federais, representantes de todos os partidos presentes na Câmara. 49% disseram concordar plenamente com a afirmação de que o aumento do desmatamento na Amazônia é preocupante, enquanto outros 28% responderam que concordam. 11% afirmaram que não concordam e nem discordam da frase, 11% discordaram e 1% optou por responder que discorda totalmente.
Desmatamento sem fim
A Amazônia brasileira perdeu mais de uma Alemanha inteira em área de floresta entre 2000 e 2017. São cerca de 400 mil quilômetros quadrados a menos de área verde, de acordo com estudo de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oklahoma publicado na revista científica Nature Sustainability e divulgada nesta semana pela revista Época.
Assine você também
O abaixo-assinado online da Avaaz “Brasil: Acabe com o Apocalipse na Amazônia” ainda pode ser preenchido através do link bit.ly/avaazamazônia.
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta.