Após troca de insultos entre deputados na votação de Proposta de Emenda à Constituição que permitiu a antecipação da eleição da Mesa Diretora da ALE (Assembleia Legislativa do Amazonas), e em meio a muita confusão, os deputados elegeram, na tarde desta quinta-feira, 3, o deputado Roberto Cidade (PV) presidente da Casa. Duas chapas concorreram à eleição, mas a aliança liderada por Cidade recebeu 16 votos.
Além de Roberto Cidade, a chapa vencedora é composta por Josué Neto (1° vice-presidente), Mayara Pinheiro (2ª vice-presidente), Adjuto Afonso (3° vice-presidente), Delegado Péricles (secretário-geral), Álvaro Campelo (1° secretário), Sinésio Campos (2° secretário), Fausto Júnior (terceiro secretário), Felipe Souza (ouvidor) e Therezinha Ruiz (corregedora).
A chapa derrotada, que recebeu 8 votos, era composta pelos deputados Belarmino Lins (presidente), Abdala Fraxe (1° vice-presidente), Cabo Maciel (2° vice-presidente), Saullo Vianna (3° vice-presidente), Doutor Gomes (secretário-geral), Joana Darc (2ª secretária), Augusto Ferraz (2° secretário) e Alessandra Campêlo (corregedora). A aliança não teve candidato ao cargo de ouvidor.
Tumulto
A escolha dos novos membros da Mesa Diretora começou com a vice-presidente da ALE, deputada Alessandra Campêlo, afirmando que o regimento interno estava sendo atropelado e chamou os colegas de “golpistas, gananciosos e burros”. Segundo Campêlo, para que a eleição fosse realizada na tarde desta quinta-feira, o regimento interno da Casa também deveria ser alterado.
Os deputados da segunda chapa contestaram o tempo de tramitação da PEC 5/2020 na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) que, segundo eles, foi de apenas três minutos. O candidato a presidente da nova Mesa Diretora da ALE alegou o nome dele era uma proposta de “reconciliação” dos deputados.
Alessandra Campelo pediu tempo para se manifestar, mas o tempo não foi concedido por Josué Neto. Após a votação, a deputada do MDB pediu a anulação da eleição, mas o presidente da ALE indeferiu o pedido e declarou Cidade o novo presidente da Casa.
Leia mais:
Alessandra, Joana e Saullo acusam colega de ‘golpe’ na ALE
No final do mandato, Arthur Neto prorroga contratos milionários
David deixa secretaria de obras nas mãos do vice reeleito Rotta
Com informações do Portal Amazonas Atual*