O prefeito de Manaus, David Almeida, negou o pedido de reajuste de 24,5% no valor da tarifa de água feito pela concessionária Águas de Manaus. Para o prefeito, o aumento é inapropriado e vai afetar o orçamento de diversas famílias, já penalizadas pela pandemia.
“O Poder Concedente manteve a negativa do reajuste por considerar, ainda que os efeitos do referido pleito ocasionariam uma retração econômica, impactando demasiadamente sobre o orçamento doméstico das famílias, principalmente aquelas de poder aquisitivo, como também sobre as demais atividades produtivas e comerciais do município”, defendeu por meio de nota.
Conforme prevê o contrato de concessão, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) analisou tecnicamente e legalmente o pleito, porém negou o reajuste. O prefeito já determinou que a Procuradoria Geral do Município (PGM) faça a judicialização do pedido.
Patrimônio
Dados publicados pelo Grupo Aegea apontam que a concessionária registrou, em 2019 e 2020, uma receita bruta de R$ 1.556,464 alcançando um crescimento de 93% no lucro líquido nos dois últimos anos, o que não justifica um pedido de aumento da tarifa.
Medidas
A Prefeitura de Manaus adotou medidas sociais para auxiliar a população durante a pandemia e minimizar os impactos financeiros. Entre elas, a suspensão dos cortes no fornecimento de água por inadimplência ocasionada durante a pandemia que tem beneficiado mais de 150 mil pessoas na capital.
Leia mais:
Prefeitura ofertará 180 vagas gratuitas para palestras e workshop
David Almeida vistoria ‘Obras de Inverno’ e destaca ‘Mais Manaus’
Em 180 dias, Prefeitura de Manaus revitalizou aproximadamente 4 mil ruas