“Nossa gente é mistura cabocla, de negro, de índio. O nosso sangue é tupinambá Parintintin, do índio aguerrido… Tenho a raiz do povo nordestino” com essa toada, de Adriano Aguiar, pode-se descrever Parintins, a Ilha da Magia, que recebeu influência de vários povos, e promete ser um destino ideal em todas as épocas do ano.
Onde Fica a Cidade de Parintins?
Localizada a 369km da capital do Amazonas, Parintins ou Ilha Tupinambarana, é a segunda maior cidade do estado, com mais de mil habitantes e é nacionalmente conhecida por ser palco da grande manifestação cultural, o Festival Folclórico de Parintins.
Para chegar na Ilha, você pode optar pelo transporte fluvial, que demora entre 18 a 09 horas. Ou então pelo transporte aéreo – uma viagem de cerca de uma hora.
Engana-se quem pensa que a cidade não possui outras atrações, além do Festival Folclórico. O Portal Gazeta da Amazônia preparou um roteiro para quem deseja conhecer o município.
Atrativos e Roteiro de Visita em Parintins no Amazonas
Pontos turísticos
A cidade conta com diversos espaços históricos, como o Mercado Municipal Leopoldo Neves, o Porto e Casarões, que remontam à época áurea da borracha.
No coração da cidade, é possível conhecer a Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Na época do Festival Folclórico, a praça é tomada por eventos e atividades e é point de encontro. No local, é possível subir na torre de 40 metros de altura e admirar a paisagem do município.
O local ideal para apreciar uma bela vista do por sol é a Praça do Cristo Redentor, também conhecida como Praça Digital. Para quem vai no verão, a sugestão é explorar o balneário Canta Galo e tomar um bom banho de rio.
Independente da época que você for, a visita ao Bumbódromo e aos currais dos bois Garantido e Caprichoso não podem ficar de fora.
Nessa lista, não pode faltar o famoso passeio de triciclo pela cidade – uma das formas de locomoção mais populares em Parintins.
Culinária
A culinária recebe influência da gastronomia amazonense e paraense, portanto, você pode esperar por pratos como bodó assado, bolinho de piracuí, tacacá e o tradicional x-caboquinho (queijo, tucumã e pão).
Na Praça das Comunas é possível encontrar bares e restaurantes para todos os gostos. Para um bom café da manhã, nada como o Mercado Municipal Leopoldo Neves. Escolha uma mesa com a vista para o rio.
Artesanato
Para quem deseja adquirir artesanato, feito pelas comunidades locais, pode se dirigir ao Mercado Municipal. Próximo ao Mercado, é realizada uma feirinha com exposição de produtos feitos de madeira, sementes, fibras naturais, penas, etc.
Encantos e Pontos Turísticos de Parintins
Parintins, com seus encantos e pontos turísticos, é uma joia no coração da Amazônia e cativa visitantes, durante todo o ano. Está imersa em uma rica herança histórica, e cultura que atravessa gerações.
Festividades em Parintins
A maior festividade em Parintins é o Festival Folclórico, onde os bois Garantido e Caprichoso se encontram por três dias seguidos de muita alegria e festa. A paixão bovina é percebida por todos os cantos da cidade, que é dividida em duas cores – vermelho e azul.
Festival de Parintins
Os bois já se encontram há 56 Festivais e, neste ano, com o bicampeonato, o boi-bumbá Caprichoso foi o campeão, trazendo a temática: Brado do Povo Guerreiro.
Importância da Cidade de Parintins no Amazonas
Neste ano, Parintins movimentou cerca de R$146 milhões de reais, durante o Festival Folclórico, superando em 30% o montante de 2022.
Participaram do evento mais de 110 mil pessoas, o que gera renda para os moradores locais e adjacências. Hotéis, restaurantes, transporte, comércio… Todos são beneficiados pelo evento.
Parintins, portanto, é símbolo da cultura amazonense, sendo reflexo da riqueza da região Norte e seus povos.
Yanka Senna*