[Eleições 2020]
Pelo novo calendário das Eleições 2020, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão tem início no dia 9 de outubro, com término em 12 de novembro. Serão 84 inserções diárias durante 35 dias.
Com o fim das convenções partidárias, já é possível saber o tempo que cada um dos 11 candidatos a prefeito de Manaus terá para apresentação de suas propostas. O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) é quem terá o maior tempo, seguido de Amazonino Mendes (Podemos), José Ricardo (PT) e Alfredo Nascimento (PL) com tempo a partir de 10 inserções diárias. O pré-candidato David Almeida (Avante) terá a quinta maior aparição nas mídias, serão 8,2 inserções.
O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) terá direito a 7,2 inserções. Os pré-candidatos Coronel Menezes (Patriota), Marcelo Amil (PCdoB) e Romero Reis (Novo) não formaram alianças partidárias e, portanto, terão duas inserções diárias cada. A chapa do vereador Chico Preto (DC) aparecerá uma vez por dia na TV e no rádio. Já o candidato Gilberto Vasconcelos (PSTU) não terá inserções.
Os prefeituráveis Chico Preto e Gilberto Vasconcelos também não participam de debates na TV, pois seus partidos não possuem o mínimo de deputados federais eleitos em 2018. Pela lei eleitoral, as emissoras terão que chamar os outros nove candidatos a prefeito de Manaus.
A conta do tempo foi divulgada por Durango Duarte nesta quinta-feira (17), um dia após o fim do prazo das convenções partidárias.
Leia mais:
Senador Omar Aziz rebate críticas feitas por Amazonino em convenção
Manaus terá 11 candidatos a prefeito nas eleições de 2020
David Almeida responde ataques de Amazonino em convenção
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta