O número de casos confirmados para o novo coronavírus no Amazonas subiu para 311 neste sábado (4). Desde o último sábado, dia 28, foram registrados 200 novos casos pelo estado, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Os dados representam um aumento de 180% em apenas uma semana. O Amazonas tem 12 mortes confirmadas.
Em média, foram cerca de 28,5 novos diagnósticos de Covid-19 confirmados por dia. O maior salto no gráfico – desde o registro do primeiro infectado, no dia 13 de março – ocorreu neste sábado, com a confirmação de 51 novos casos em 24h. Outro aumento significativo foi registrado na sexta (3), com 31 confirmações.

A cidade de Manaus concentra 283 casos confirmados, o que representa 91% do total do estado, enquanto no interior, 28 pacientes testaram positivo para o coronavírus – um número que, segundo o governo, é estável. O governador Wilson Lima elogiou as medidas tomadas pelos prefeitos do interior durante coletiva neste sábado.
“O papel dos prefeitos tem sido importante. Eles têm agido com rigor, fechando transporte e comércio para evitar que o vírus possa circular. De ontem para hoje não tivemos novos casos no interior”, afirmou.
Na sexta-feira (3), o secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, alertou que a projeção indica um pico máximo da Covid-19 no Amazonas até segunda semana de maio, e faz apelo.
“Nosso sistema de saúde é limitado. Não temos leitos de UTI para enfrentar uma pandemia. Não estamos tratando de uma epidemia local. É uma pandemia. Que está matando no Brasil, Estados Unidos, Itália, Espanha… Temos tomado todas as providências. Temos buscado respiradores, um dos itens mais cobiçados do mundo hoje. Por favor, fique em casa. Evitem se deslocar para outros municípios. A incidência tem aumentado no interior e a gente tem feito de tudo para controlar isso”.
Espera por resultados
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/W/r/LrHi1lRwiHv4jnEOaJYQ/testes2.jpg)
Amazonas aguarda resultado de mais de mil testes para casos suspeitos de coronavírus — Foto: Fiocruz/ BBC
O Amazonas aguarda o resultado de 1.034 resultados de testes para o novo coronavírus. Todas as amostras foram colhidas e passam por processamento no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Manaus.
Até esta sexta, a Fundação de Vigilância em Saúde aguardava o resultado de 600 casos. Nas últimas 24 horas, o aumento no número foi de 51 novos casos – todos eles registrados em Manaus. De acordo com a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, 2.238 testes já foram feitos no Amazonas.
Leia mais:
Wilson Lima proíbe transporte intermunicipal e interestadual de passageiros
Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus no Brasil
Amazonas avança em tratativas para a fabricação de respiradores artificiais
*Reportagem do G1/Amazonas