O G1 iniciou, nesta segunda-feira (2), uma série de reportagens sobre as propostas dos candidatos à Prefeitura de Manaus nas eleições 2020. A primeira pergunta enviada aos 11 concorrentes foi “Qual sua proposta para melhorar transporte público?”.
Os candidatos tinham até 30 segundos para a resposta, que deveria ser gravada pelo próprio candidato e enviada ao G1. Veja abaixo as propostas dos candidatos. Os nomes estão em ordem alfabética, segundo a inscrição para a urna:
Alfredo Nascimento (PL)
O candidato promete mudar a circulação de ônibus em corredores para que as ruas e avenidas fiquem livres para outros veículos. Ele também promete colocar novos ônibus climatizados e afirma que a frota não deverá ter mais de seis anos de uso. Nascimento também diz que vai ampliar a quantidade de veículos para reduzir tempo de espera.
Amazonino Mendes (PODEMOS)
Para o candidato Amazonino Mendes, a promessa de campanha para melhorias no sistema de transporte público de Manaus é elaborar um estudo técnico com a finalidade de descobrir e mapear qual é a modalidade que mais se apropria para a realidade da capital do Amazonas.
Capitão Alberto Neto (REPUBLICANOS)
O candidato Alberto Neto promete fiscalizar as empresas de transporte coletivo que, segundo ele, prestam um “mal serviço”. Ele promete novas empresas para aumentar o número de linhas, além de monitorar a frota via GPS, com botão de emergência para motoristas e cobradores. Em caso de assalto, a viatura mais próxima será acionada.
Chico Preto (Democracia Cristã)
O candidato Chico Preto promete implantar a circulação de ônibus na mão esquerda das principais avenidas de Manaus, para as grandes distâncias, com ônibus articulados. Nas estações, o passageiro deve trocar para um ônibus menor para, assim, chegar aos bairros. Para isso, Chico afirma que fará uma nova licitação para o transporte coletivo.
Coronel Menezes (PATRIOTA)
O candidato Coronel Menezes disse que pretende trabalhar o transporte coletivo de Manaus em quatro eixos. O primeiro deles é a criação de corredores exclusivos para ônibus. O segundo diz respeito à renovação de frota. Os demais eixos são a construção de estações de embarque e desembarque e um estudo com a finalidade de reduzir a tarifa.
David Almeida (Avante)
David Almeida promete renovar a frota do transporte coletivo em 20% por ano. Outras propostas do candidato são o investimento no monitoramento e controle do sistema para aumentar a velocidade que hoje é de 14 km/hora para 25 km a 30 km/h, alargamento de vias, além da construção de viadutos e passagens de nível para melhorar a mobilidade.
Gilberto Vasconcelos (PSTU)
O candidato Gilberto Vasconcelos promete estatizar o sistema de transporte público e colocá-lo sobre o controle de conselhos populares, que serão compostos por trabalhadores do setor e por usuários. Com isso, segundo o candidato, será possível garantir melhoria na frota, tarifa a preço de custo e gratuidade para estudantes e desempregados.
Marcelo Amil (PC do B)
O candidato Marcelo Amil promete melhoria o transporte público na cidade construindo portos nas áreas dos bairros Puraquequara, Colônia Antônio Aleixo e Tarumã, ligados ao porto do Centro da cidade. Ele também pretende construir uma linha de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), do Viver Melhor, chegando a uma estação até o bairro Coroado.
Ricardo Nicolau (PSD)
O candidato Ricardo Nicolau promete cobrar das empresas que operam o sistema de transporte público de Manaus o cumprimento de contrato e eficiência no serviço à população. Pela proposta do candidato, as empresas que não cumprirem o contrato estarão fora do sistema.
Romero Reis (Novo)
Romero Reis promete implantar o sistema de BRT, como solução mais rápida e viável para Manaus. O candidato promete dar continuidade às obras do braço Sul do BRT, que vai do T1, na Avenida Constantino Nery, até a Zona Norte, integrando os terminais rodoviários da cidade, em um circuito de 50 km pelas principais Avenidas de Manaus.
Zé Ricardo (PT)
O candidato Zé Ricardo promete criar corredores para circulação dos ônibus do transporte público. O candidato pretende também colocar novos ônibus em circulação e afirma que o preço da tarifa será justo. Zé Ricardo também afirma que vai implantar o sistema de passe livre, começando com o preço de R$1 para estudantes.
Leia mais:
O que propõem os candidatos de Manaus para a Educação?
O que propõem os candidatos de Manaus para o transporte público?
Alfredo e Nicolau são os que mais gastam nas redes sociais
*Reportagem do G1/Amazonas


