A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) realiza na capital amazonense, uma mobilização pública para alertar, diagnosticar e tratar pacientes com sintomas da Síndrome Gripal e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os casos de ambas as doenças tiveram aumento significativo em Manaus. De 27 de outubro de 2019 até 16 de janeiro, oito mortes foram registradas na capital pela SRAG, sendo dois por Influenza B, um por adenovírus, um por metapneumovírus, um causado por dois vírus (metapneumo e adenovírus) e em três casos não houve identificação do vírus, segundo dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).
A Prefeitura de Manaus deu início na semana passada a uma intensa campanha de alerta e prevenção contra as doenças. O anúncio da ação municipal foi feito pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) em vídeo publicado em sua rede social. “O período de chuvas começou e com ele algumas doenças características da época. Uma delas é a Síndrome Respiratória Aguda Grave, que é uma gripe mais séria. É preciso ficar atento aos sintomas, que são mais fortes que um resfriado comum e, caso seja necessário, procurar uma Unidade Básica de Saúde. Vale ressaltar que a prevenção é feita de forma simples, com a famosa boa etiqueta da gripe, com os cuidados que me refiro no vídeo”, destacou o chefe do Executivo.
O período de chuvas começou e com ele algumas doenças características da época. Uma delas é a Síndrome Respiratória…
Publicado por Arthur Virgílio Neto em Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
Sintomas da Influenza B:
Os primeiros sinais e sintomas da influenza B costumam aparecer 24 horas depois do contágio, entre eles:
- Febre alta (acima de 38 °C)
- Dores musculares
- Dor na garganta
- Dor de cabeça
- Tosse
- Espirro
- Fraqueza
- Coriza
- Congestão nasal
- Náuseas e vômitos
- Diarreia
Sintomas da SRAG:
Os sintomas são parecidos com os da gripe comum, surgindo inicialmente febre acima de 38ºC, dor de cabeça, dores no corpo e mal estar geral. Após cerca de cinco dias, podem surgir outros sintomas como:
- Tosse seca e persistente
- Dificuldade intensa para respirar
- Chiado no peito
- Aumento da frequência respiratória
- Dedos e boca azulados ou arroxeados
- Perda de apetite
- Suores noturnos
- Diarreia
Fique atento aos sintomas e procure uma unidade de saúde.
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta*