domingo, outubro 26, 2025
More
    HomeCotidianoSociedadeBrasil teve 230 mortes de pessoa LGBTI+ em 2023

    Brasil teve 230 mortes de pessoa LGBTI+ em 2023

    Publicado em

    Um recente dossiê divulgado pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil revela que, em 2023, ocorreram 230 mortes violentas de pessoas LGBTI+ no país, o equivalente a uma morte a cada 38 horas.

    Dentre essas mortes, 184 foram classificadas como assassinatos, 18 como suicídios e 28 por outras causas, segundo o levantamento sobre a violência e a violação de direitos LGBTI+. A sigla LGBTI+ abrange pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e outras dissidências sexuais e de gênero.

    A maioria das vítimas (142) é composta por pessoas transsexuais, especialmente mulheres trans e travestis, seguidas por 59 gays. Em relação à etnia, 80 das vítimas eram pretas ou pardas, 70 brancas e uma indígena.

    A faixa etária mais afetada foi entre 20 e 39 anos, totalizando 120 vítimas. A principal forma de morte foi por arma de fogo (70 casos), ocorrendo principalmente durante a noite (69 casos). Onze dos suicídios foram de pessoas trans.

    Os estados com o maior número de mortes foram São Paulo (27), seguido por Ceará e Rio de Janeiro, ambos com 24 mortes cada. Quando considerado o número de vítimas por milhão de habitantes, Mato Grosso do Sul lidera o ranking com 3,26 mortes por milhão, seguido por Ceará, Alagoas, Rondônia e Amazonas.

    O dossiê foi elaborado pelo observatório, que desenvolveu uma metodologia própria ao longo dos anos, coletando informações em veículos de comunicação e redes sociais devido à subnotificação oficial dos casos. Muitas cidades não têm veículos locais para relatar esses casos, principalmente no interior do país.

    As mortes envolveram diferentes tipos de violência, como esfaqueamento, apedrejamento, asfixia e tentativas de homicídio, ocorrendo em diversos ambientes, como domicílios, vias públicas, locais de trabalho, entre outros.

    Embora não haja leis contra a homossexualidade no Brasil, o país continua registrando o maior número de mortes violentas de pessoas LGBTI+ no mundo, mesmo após avanços judiciais, como a criminalização da homofobia pelo Supremo Tribunal Federal em 2019.

    A versão completa do dossiê está disponível no portal do Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil.

    *Com informações da Agência Brasil

     

    Últimos Artigos

    Servidores da CCM terão abono natalino garantido em dezembro

    Os servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberão abono natalino no mês de...

    Manaus celebra 356 anos: da fundação à metrópole amazônica

    A capital amazonense Manaus celebra 356 anos nesta sexta-feira (24/10), reafirmando sua importância histórica,...

    Manaus abre programação natalina com neve artificial e pista de gelo

    A magia do Natal chegou oficialmente a Manaus. A Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (23),...

    Sine Manaus oferece 365 vagas de emprego em diferentes áreas nesta quinta-feira 23/10

    O Sine Manaus oferece 365 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/10, em diversas áreas...

    Mais artigos como este

    Servidores da CCM terão abono natalino garantido em dezembro

    Os servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberão abono natalino no mês de...

    Manaus celebra 356 anos: da fundação à metrópole amazônica

    A capital amazonense Manaus celebra 356 anos nesta sexta-feira (24/10), reafirmando sua importância histórica,...

    Manaus abre programação natalina com neve artificial e pista de gelo

    A magia do Natal chegou oficialmente a Manaus. A Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (23),...