Vale destacar que só neste ano, o governo federal publicou três decretos para reduzir a alíquota do IPI, mas, posteriormente, os produtos produzidos na região Amazônica foram isentos por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)
Durante evento com empresários o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que o governo federal pretende acabar com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), se o presidente Jair Bolsonaro (PL) for reeleito em outubro.
Em um eventual segundo mandato de Bolsonaro, o ministro disse também que a Zona Franca de Manaus (ZFM) deixará de depender do “crédito de IPI” e passará a viver de “crédito verde”.
De acordo com Guedes, isso significa que negócios que forem “limpos” no ponto de vista ambiental poderão ser trazidos para Manaus, que será transformada com uma economia verde e digital.
Vale destacar que só neste ano, o governo federal publicou três decretos para reduzir a alíquota do IPI, mas, posteriormente, os produtos produzidos na região Amazônica foram isentos por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ainda no evento com empresários, que ocorreu em São Paulo, o ministro disse que pretende viabilizar a instalação de uma fábrica da Tesla em Manaus para produzir carros elétricos. “Tesla vai fazer carros elétricos. Tudo o que for verde e limpo vai para lá. Manaus vai ser a capital da economia verde e digital.”
Ele também disse que seria importante instalar unidade da Amazon para na capital amazonense. Se isso se concretizar, Guedes prometeu isenção de impostos para essas empresas por 30 anos.
Leia mais:
Guedes promete acabar com IPI e trazer Amazon e Tesla para Manaus
Bolsonaro prepara novo decreto do IPI sem 125 produtos da ZFM
Governo do AM vai tentar derrubar decreto que zera IPI dos concentrados