A apreensão de maconha avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em ação conjunta com a Receita Federal, na terça-feira (20/01), em Manaus. A operação contou com o apoio operacional da Polícia Civil do Pará (PCPA).
De acordo com a PC-AM, cerca de 50 quilos de maconha do tipo skunk foram encontrados no interior de um freezer pertencente a uma transportadora, localizada no bairro São Raimundo, zona oeste da capital amazonense. As investigações apontam que a carga ilícita teria como destino final o estado do Pará.
Denúncias levaram à descoberta da droga
Segundo o delegado Rodrigo Torres, do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), as diligências tiveram início após o recebimento de denúncias que indicavam o transporte de entorpecentes por meio de empresas de logística.
Durante a abordagem no local, cães farejadores auxiliaram na identificação da droga, que estava camuflada nas laterais do eletrodoméstico. Ao abrir a tampa superior do freezer, os agentes encontraram diversos tabletes de maconha e skunk.
Transportadora era usada como fachada, diz polícia
Conforme explicou o delegado, o imóvel era utilizado apenas para a aquisição de objetos que serviam para ocultar os entorpecentes. O transporte da carga era terceirizado para empresas de logística, cujos funcionários não foram presos, já que, segundo a investigação, não tinham conhecimento do ilícito.
A apreensão representa um prejuízo estimado em R$ 1 milhão ao crime organizado, que utilizava o esquema para tentar burlar a fiscalização policial.
Investigações continuam
Apesar da apreensão, ninguém foi preso durante a ação. As investigações seguem em andamento para identificar a origem da droga e os responsáveis pelo envio e recebimento do material ilícito.


