O Governo do Amazonas publicou um edital para a reforma do prédio de 17 andares onde anteriormente funcionava a Receita Federal, no Centro de Manaus. O edifício será adaptado para moradia dentro do Programa Amazonas Meu Lar, com a maior parte do financiamento proveniente do programa federal Minha Casa Minha Vida. Os apartamentos serão destinados a famílias da Faixa 1, que possuem renda bruta mensal de até R$ 2.640,00.
O projeto de transformação do edifício prevê a adaptação de 128 apartamentos, cada um composto por quarto, sala, cozinha e banheiro. O imóvel, que pertence à Superintendência do Patrimônio da União, será doado ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para habitações de interesse social.
Edital
O Chamamento Público nº 005/2024-SEDURB/SUHAB, destinado ao credenciamento de empresas de construção civil interessadas na reforma do imóvel, está disponível no site do programa Amazonas Meu Lar. O prazo para credenciamento das empresas segue aberto até o dia 10 de junho, e as propostas e documentações necessárias devem ser enviadas para o e-mail “retrofitcentro@suhab.am.gov.br”.
A reforma do prédio está incluída na modalidade de retrofit. Segundo o secretário de Gestão de Projetos Especiais, Marcellus Campêlo, o retrofit é uma modalidade dentro do programa Minha Casa Minha Vida, que o Amazonas Meu Lar está adotando para ser contemplada no FAR. Esta modalidade foca na recuperação de imóveis antigos, inclusive prédios e áreas urbanas degradadas, transformando-os em moradias para famílias de baixa renda.
Para esclarecimentos e informações adicionais, o atendimento presencial será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede da Suhab, localizada na Avenida Efigênio Salles, 1570, bairro Aleixo. Além disso, o atendimento também será feito na sede da Sedurb, situada na Rua Jonathas Pedrosa, 659, bairro Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.