O Amazonas ocupa a 8ª posição no ranking de menor incidência de casos prováveis de dengue no Brasil, com 8.880 casos e uma incidência de 225,3 casos a cada 100 mil habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde.
Destacando os esforços do Governo do Amazonas no combate à doença, a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta o fornecimento de suporte técnico e equipamentos para os municípios, além de campanhas educativas para incentivar a vacinação.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, atribui os baixos índices de incidência de dengue no Estado ao trabalho contínuo das equipes de saúde, que enfrentam a doença anualmente com medidas preventivas e de combate.
Uma das principais ações preventivas é a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, com campanhas de mobilização social e ações de conscientização.
A operacionalização do enfrentamento da dengue é realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde, com suporte técnico da FVS-RCP, que também fortalece o combate a outras doenças como febre do Oropouche e malária.
Em março deste ano, o Amazonas entregou veículos e pulverizadores de inseticida para 20 municípios do interior, ampliando a capacidade de vigilância e atendimento em áreas remotas e de difícil acesso.
Essas ações, somadas à divulgação semanal do Informe Epidemiológico de Arboviroses, reforçam o compromisso do Amazonas em combater e prevenir a propagação da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.