sábado, julho 12, 2025
More
    HomeDestaquesAM é o 5º melhor em desempenho nacional na geração de empregos

    AM é o 5º melhor em desempenho nacional na geração de empregos

    Publicado em

    O Amazonas registrou, no acumulado do ano até novembro, saldo positivo de 37.691 vagas de emprego. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados neste mês.

    Ou seja, quando relacionados os números de admissões e demissões no mercado de trabalho formal, que abrange um total de 449.936 trabalhadores formais.

    O desempenho do estado foi o quinto melhor do Brasil, com taxa de variação média do saldo de emprego acima da nacional.

    De acordo com o levantamento do Ministério da Economia, o Amazonas fechou o mês de novembro com saldo positivo de 4.817 postos de trabalho, no balanço de trabalhadores admitidos e demitidos.

    O número representa o terceiro melhor resultado do ano, ficando atrás apenas dos meses de julho, que teve o melhor resultado de 2021, com saldo positivo de 7.081 postos de trabalho; e agosto, com 5.794.

    Os resultados do Amazonas estão 36,7% acima da variação média nacional do saldo de empregos. Enquanto o estado apresenta uma taxa de variação média de 1,08%, a média nacional é de 0,79%.

    Região Norte

    Além disso, a região Norte também é destaque, tendo apresentado o terceiro melhor desempenho entre as regiões brasileiras no acumulado do ano, com 0,82% de variação relativa positiva.

    Dos 37.691 novos postos de trabalho, 22.486 são ocupados por homens e 15.205 por mulheres. Destas pessoas, 85,62% possuem o Ensino Médio completo, o que representa 32.274 profissionais.

    Na geração de empregos Os jovens entre 18 a 29 anos foram a maioria dos contratados, com 25.646 trabalhadores, o equivalente a 68% das pessoas admitidas.

    Em seguida, os adultos com faixa etária entre 30 a 49 anos, com 11.033 pessoas, que representam 29,27% do total de admitidos.

    Dessa maneira, os setores que mais contribuíram para este saldo positivo de admissões foram: Serviços, com saldo de 15.613 admissões; seguido pela Indústria, com 9.664 pessoas; Comércio, com 8.486 pessoas; Construção Civil, com saldo positivo de 3.395 pessoas admitidas; e Agropecuário, com 533 admissões.

    Mais informações.

    Leia mais:
    Amazonas prevê gerar 11 mil empregos com obras do Prosamin Manaus

    IBGE: aumenta emprego formal e informal, mas cai rendimento médio
    Empregos: maioria dos municípios do AM contratou mais do que demitiu

     

    Últimos Artigos

    “Traidor”: Erika Hilton pede bloqueio de bens de Eduardo Bolsonaro

    Deputada acusa o parlamentar de agir contra o Brasil e articular sanções internacionais; pedido...

    Morte por homofobia mobiliza deputados e acelera projetos na Aleam

    Assembleia Legislativa intensifica programas de combate à violência e à discriminação após morte de...

    Trump quer 50% a mais: veja o que o Brasil pode deixar de exportar

    Entenda o impacto da nova medida nas exportações brasileiras e veja os 10 produtos...

    Quanto lixo cabe num igarapé?

    A resposta é alarmante: toneladas. É essa a quantidade de lixo que os igarapés...

    Mais artigos como este

    “Traidor”: Erika Hilton pede bloqueio de bens de Eduardo Bolsonaro

    Deputada acusa o parlamentar de agir contra o Brasil e articular sanções internacionais; pedido...

    Morte por homofobia mobiliza deputados e acelera projetos na Aleam

    Assembleia Legislativa intensifica programas de combate à violência e à discriminação após morte de...

    Trump quer 50% a mais: veja o que o Brasil pode deixar de exportar

    Entenda o impacto da nova medida nas exportações brasileiras e veja os 10 produtos...