Uma operação da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) resultou na apreensão de mais de 4 toneladas de frutas transportadas de forma irregular de Roraima para o Amazonas. A carga de coco, banana e laranja estava camuflada em um caminhão de madeira interceptado na Barreira de Vigilância Agropecuária (BVA) de Jundiá, em Roraima.
Segundo a Adaf, o veículo vinha de Rorainópolis (RR) e tinha como destino final a cidade de Manaus. No total, foram apreendidas 2,5 toneladas de coco, 1 tonelada de banana e 850 quilos de laranja, todas espécies consideradas hospedeiras de pragas graves que não existem no Amazonas, como a mosca-da-carambola, o cancro cítrico e o ácaro hindustânico.
Riscos à produção agrícola
O gerente de Defesa Vegetal da Adaf, Sivandro Campos, destacou a importância da apreensão.
“A entrada desses produtos poderia causar a introdução de pragas no nosso estado. O Amazonas é livre de ameaças como a mosca-da-carambola e o cancro cítrico, e manter esse status é essencial para proteger nossa agricultura”, afirmou.
Além disso, os fiscais constataram que a carga de banana era transportada em cachos — prática proibida em todo o Brasil desde 2005, por meio da Instrução Normativa nº 17, devido ao risco de disseminação de doenças como a Sigatoka Negra.
Apoio e destino da carga
A fiscalização contou com o apoio da Polícia Militar de Roraima e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As frutas foram entregues à Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), que determinou o rechaço dos produtos, conforme prevê o termo de cooperação técnica entre os dois estados.
Desde 2023, Roraima está proibida de transportar frutos hospedeiros da mosca-da-carambola para outras regiões do país, após ter sido declarada área de quarentena.
Fiscalização permanente
A barreira conjunta entre Amazonas e Roraima funciona desde 2017 e tem como objetivo prevenir a entrada de pragas agrícolas no território amazonense. A população pode colaborar denunciando irregularidades pelo canal AdafOuv, no número (92) 99380-9174.


