A concessionária Águas de Manaus assinou um Termo de Cooperação Técnica em conjunto com a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado do Amazonas. O objetivo dessa parceria é promover melhorias no saneamento básico da cidade, visando acompanhar o crescimento populacional e garantir o abastecimento de água para toda a população, além de ampliar o sistema de esgotamento sanitário. Uma das principais iniciativas previstas é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz.
O governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida, estiveram presentes na cerimônia de assinatura do termo, que contou com a presença de representantes de diversos órgãos do Estado e Município. A ETE Raiz será construída na alameda Vitória, no bairro da Raiz, zona Sul da cidade. As atividades estão programadas para iniciar no segundo semestre de 2023 e serão divididas em quatro fases.
Com capacidade para tratar mais de 31 milhões de litros de esgoto por dia, a ETE Raiz terá um papel fundamental na destinação correta dos efluentes, evitando seu despejo direto na natureza. Estima-se que mais de 215 mil pessoas sejam beneficiadas com esse projeto.
Além da ETE Raiz, o sistema de esgotamento sanitário receberá mais de 60 quilômetros de rede coletora, que serão construídos pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Também está prevista a construção de seis Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) nos bairros que fazem parte da bacia do Igarapé do 40, como Japiim, Comunidade da Sharp e Distrito Industrial.
Investimento
A Águas de Manaus planeja investir mais de R$ 140 milhões em serviços de esgotamento sanitário ao longo de 2023, incluindo a construção da ETE Raiz. Atualmente, a estrutura de esgoto administrada pela concessionária abrange cerca de 900 quilômetros de redes de coleta e 84 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em operação.
Benefícios para a população
O prefeito David Almeida ressalta os resultados alcançados até o momento, como a ampliação da cobertura de esgoto na cidade para 26% e o fornecimento de água para 99% da população. Além disso, menciona as iniciativas Tarifa Manauara e Tarifa 10, que têm beneficiado um grande número de famílias em situação de baixa renda, colocando Manaus em destaque nacional.
Leia mais:
Lei obriga reaproveitamento de águas de esgoto e de chuva
“Tarifa de esgoto tem que caber no bolso da população”, diz Rodrigo Guedes em abertura de CPI das Águas
Vereadores de Manaus criam CPI para investigar empresa Águas de Manaus