No fim de semana, o governador Wilson Lima esteve presente em uma visita às áreas afetadas pelas chuvas, acompanhado pelos ministros Waldez Góes e Marina Silva.
No domingo, o governador anunciou que reassentaria cerca de 200 famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas.
Ele destacou a união dos governos federal, estadual e municipal em dar uma resposta aos problemas e mencionou que buscaria apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento para acelerar as etapas do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
O governador também enfatizou que as famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas estão recebendo apoio do Estado e da Prefeitura de Manaus com itens de primeira necessidade.
Ele mencionou que a presença dos ministros Waldez Góes e Marina Silva ajudaria a construir ações com o Governo Federal para resolver de forma definitiva a situação de moradias em áreas de risco, como a homologação de Estado de Emergência e Situação de Calamidade para avançar com projetos da prefeitura e do governo.
Além dos ministros e do governador, outras autoridades estiveram presentes nas visitas às comunidades da Sharp, no bairro Armando Mendes e Pingo D’água, bairro Jorge Teixeira.
Segundo Waldez Góes, o Governo Federal já executa um plano de ajuda humanitária para Manaus e atuará em um plano de reconstrução para áreas atingidas pela calamidade como a do bairro Jorge Teixeira.
Por determinação do governador Wilson Lima, uma força-tarefa do Governo do Amazonas está atendendo as famílias desabrigadas pelas chuvas. Um abrigo temporário foi montado pela Sejusc na igreja Sagrada Família da área missionária de Cáritas, no bairro Japiim, zona sul.
Na Escola Estadual Isaac Sverner, no bairro São José, zona Leste, 51 adultos e 24 crianças, que residiam em uma área de igarapé que foi inundada, foram abrigados na manhã deste domingo.
Já na escola Municipal Aristóteles Conte de Alencar, no bairro Armando Mendes, zona Leste, cerca de 129 pessoas, entre adultos e crianças, estão abrigadas. A força-tarefa de órgãos estaduais está fornecendo alimentos, colchões, lençóis, itens de higiene pessoal, roupas, remédios e outros itens.
Leia mais:
Chuva intensa causa novos desabamentos em Manaus
Chuvas: David terá encontro com Lula em busca de recursos
Chuvas torrenciais em Manaus devem ocorrer até março