Nejmi Aziz (PSD) aparenta ter caído de paraquedas na 19ª Legislatura ao assumir a vaga deixada por Augusto Ferraz, isso porque a deputada vem tentando se promover às custas dos Projetos de Lei dos demais colegas da Casa.
A parlamentar iniciou seu mandato este ano, na metade da Legislatura, por ser a primeira suplente da Coligação “Amazonas com Segurança 1” composta pelos partidos PSD, PRB e DEM. Ela teve mais de 19 mil votos na eleição de 2018, mas acabou perdendo a vaga para Augusto Ferraz, que por sua vez assumiu a Prefeitura de Iranduba este ano abrindo espaço para a então ex-primeira dama do Estado.
Com o mandato já em andamento, Nejmi tem aproveitado todas as oportunidades para viabilizar sua reeleição no próximo ano. Entretanto, os rumores que circulam na Aleam é que ela tem usado PLs dos outros deputados para se promover com o público.
Nas suas redes sociais, é possível ver alguns exemplos, como o Projeto de Lei de nº 485/2019, de autoria da deputada Joana Darc(PL), que disponibiliza Salas Exclusivas para amamentação. Nejmi afirma que subscreveu o PL, quando na verdade não o fez, conforme consta no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) responsável pelos trâmites das matérias na Aleam.
Outro exemplo é o PL nº 280/2021, do deputado João Luiz(Republicanos), que proíbe o corte do fornecimento de água e energia de famílias beneficiadas com a Tarifa Social.
“Subscrevi o projeto de lei que tem como objetivo, proibir o corte do fornecimento de água das famílias beneficiadas com a tarifa social. Sabemos que a chegada da pandemia gerou impactos na população, e por isso, nós devemos trabalhar para ajudar essas famílias que infelizmente, foram afetadas e acabaram perdendo o seu emprego e a sua fonte de renda”, divulgou em suas redes sociais.
Entretanto, em consulta ao SAPL, não consta nenhum registro de que a deputada tenha formalizado o apoio ao projeto.
No último dia 1º de julho, a parlamentar foi contra o veto ao PL nº 283, de autoria da Deputada Mayara Pinheiro (Progressistas), que inclui os exames de Ecocardiograma Fetal e Ultrassom Morfológico no pré-natal. O projeto já havia passado da fase de encaminhamento, foi aprovado pela Aleam e seguiu para sanção do governo.
Após esse processo, não é possível que haja mais subscritos legalmente. Entretanto, Nejmi divulgou que havia subscrito o projeto apenas por fazer um pronunciamento apoiando a derrubada do veto e pela manutenção da medida.
Cabe a assessoria jurídica da parlamentar, além de elaborar projetos de autoria própria, orientar a deputada sobre a diferença entre apoiar e subscrever um PL. Nejmi está na Casa Legislativa, responsável pelas leis que regem o Estado, é seu dever ter conhecimento das mesmas.
E bom senso à equipe de Comunicação de tentar promover a deputada surrupiando os trabalhos dos colegas parlamentares e repassando a informação equivocada para população.
Até o presente momento, Nejmi possui 45 matérias, entre PLs, PECs, PRL e Requerimentos registrados no SAPL.
Leia mais:
Deputada propõe título de Cidadão do Amazonas a Paulo Gustavo
Deputada propõe prorrogação do IPVA no Amazonas
Nejmi Aziz deixa cadeia após cumprir prisão temporária