quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    HomeSociedadeAmazonas56º Festival de Parintins é lançado em Brasília

    56º Festival de Parintins é lançado em Brasília

    Publicado em

    Com a presença dos bumbás Caprichoso e Garantido, o evento de lançamento do 56º Festival Folclórico de Parintins em Brasília (DF) aconteceu na noite desta terça-feira (11), na Casa da Coca-Cola Brasil. No evento, o governador Wilson Lima apresentou os pilares da edição do festival deste ano: cultura, turismo e sustentabilidade.

    “Está todo mundo convidado para o Festival Folclórico de Parintins. Vai acontecer nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho. É uma experiência única, a gente tem como bases a cultura, mas também a questão da sustentabilidade e a geração de emprego e renda. Aproveitem a noite, nós temos também um pouco da nossa culinária, do nosso tacacá, das nossas frutas que são típicas da Amazônia, como a pupunha, o tucumã, o rambutã”, destacou Wilson Lima.

    As ministras Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas, e Daniela Cardoso, do Turismo, além do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, estiveram presentes. Também participaram o ministro do Supremo Tribunal Federal e outras autoridades da capital federal.

    “Vamos caprichar no recurso e garantir também para que seja mais uma vez uma festa extraordinária e a gente poder promover cada vez mais, atrair cada vez mais turistas para participar desse momento tão importante. Muito obrigada governador, obrigada a todos vocês pela acolhida, pelo carinho e, nesse festival, pode contar com a Daniela Carneiro, que estarei lá prestigiando esse momento tão importante”, disse a ministra do Turismo.

    Governador Wilson Lima com a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

    Também estiveram presentes no lançamento a primeira-dama Taiana Lima; o vice-governador Tadeu de Souza, secretários de Estado, políticos, presidentes dos bumbás, itens oficiais, fazedores da cultura e da economia criativa que movimentam a ilha durante o festival.

    Incentivo

    Para a realização desta edição, o Governo do Amazonas investiu R$ 10 milhões – R$ 5 milhões para cada bumbá. A Coca-Cola manteve o tradicional patrocínio e destinou R$ 2,5 milhões – R$ 1,25 milhão para cada agremiação folclórica.

    Os recursos se transformam em alegorias, figurinos e acessórios, custeiam a mão de obra em várias frentes de trabalho e são responsáveis por tornar o festival uma das celebrações culturais referência mundial.

    Parceria

    O diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, reforça a importância dos investimentos da empresa, presente no Amazonas há mais de 30 anos, para fortalecer a cultura amazônica e o desenvolvimento regional.

    “O Festival Folclórico de Parintins tem um papel estratégico para o estado e, principalmente, para as pessoas. Temos um enorme respeito pela região e por tudo o que oferece para o país e para o mundo.  É por isso que patrocinamos oficialmente o evento há 27 anos. São recursos que impactam no aumento de postos de trabalho e na distribuição de renda. Iniciativas como essa que a Coca-Cola Brasil apoia o desenvolvimento sustentável do estado”, destacou.

    Sustentabilidade

    Outro legado do festival diz respeito à sustentabilidade. É uma das determinações do governador Wilson Lima tornar o festival, ano após ano, cada vez mais sustentável para futuras gerações.

    Para reforçar a proposta, o Governo do Estado adotou iniciativas sustentáveis na confecção dos convites para o festival, entregues às autoridades, durante estadia na capital do Brasil. A obra-prima leva a marca oficial deste ano, assinada pela dupla de artistas parintinenses, Kermerson Freitas e Alziney Pereira, os “Curumiz”, emoldurada com uma réplica de cocar indígena em madeira.

    O adorno foi confeccionado por um coletivo de artesãos: Rosa dos Anjos, de Manaus; Lucijones Cursino, de Parintins, e Movelaria ILC Cavalcante, de Itapiranga. Produzidos com madeira certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC) ou proveniente da reutilização de descarte, a peça recebeu o acabamento em óleo mineral, mantendo a originalidade e a coloração natural, sem o uso de verniz.

    A obra foi transportada em ecobags individuais, produzidas em material de juta, confeccionadas na Central Técnica de Produção (CTP), José Carlos Viana Marques, gerenciada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

    Últimos Artigos

    Bolsa Família: MDS alerta sobre fake news de pagamentos

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou...

    Detran alerta sobre golpes envolvendo mensagens de texto

    Cuidado com mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH Unidades do Departamento Estadual de...

    Governo suspende publicidade de Bets para crianças e adolescentes

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,...

    Explicando: Plano de execução de Lula e Alckmin

    A Polícia Federal (PF) deflagrou na última terça (19), uma operação que revelou uma...

    Mais artigos como este

    Bolsa Família: MDS alerta sobre fake news de pagamentos

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou...

    Detran alerta sobre golpes envolvendo mensagens de texto

    Cuidado com mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH Unidades do Departamento Estadual de...

    Governo suspende publicidade de Bets para crianças e adolescentes

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,...