domingo, junho 22, 2025
More
    HomeSociedadeAmazonas113 mil famílias são beneficiadas pelo Auxílio Estadual Enchente

    113 mil famílias são beneficiadas pelo Auxílio Estadual Enchente

    Publicado em

    O Governo do Amazonas já finalizou a entrega do Auxílio Estadual Enchente em 32 municípios e segue com os trabalhos para a distribuição do benefício em outras 22 cidades, totalizando 54 localidades atendidas pela ação. Os dados do monitoramento diário realizado pela Defesa Civil do Estado apontam ainda que mais de 113 mil famílias atingidas pela cheia histórica dos rios foram contempladas com o auxílio, apesar das dificuldades de acesso a algumas comunidades da região amazônica, num desafio cotidiano para os agentes estaduais.

    “A Defesa Civil do Amazonas, juntamente com a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), demais secretarias e prefeituras dos municípios atingidos, estão realizando uma verdadeira operação de guerra, tendo em vista as barreiras naturais que temos enfrentado devido às distâncias de algumas comunidades ribeirinhas”, conta a agente de Defesa Civil, sargento Jota Andrade.

    Coari foi o último município a encerrar a entrega de cartões, até esta quarta-feira (21/07). Com o objetivo de coordenar a Operação Auxílio Enchente Estadual 2021 e treinar a equipe a cadastrar beneficiários de áreas afetadas, agentes da Defesa Civil Estadual executaram atividades ao longo de 17 dias na localidade.

    Foram organizadas nove frentes de trabalho na zona urbana e em 26 áreas da zona rural. O município está localizado no rio Solimões entre o lago de Mamiá e o lago de Coari. A Operação, que é realizada de forma conjunta, efetuou o cadastro e entrega do benefício para 1.900 famílias.

    Por conta da inundação de 2021, a população foi afetada em três eixos: alagação de residências; destruição de plantios de cultura alimentar de subsistência, como mandiocais, bananais, milharais, leguminosas e diversos espécies frutíferas; e substancial diminuição da produção pesqueira.

    Operação Enchente

    Desde fevereiro, o Governo do Estado está executando uma série de ações para minimizar os impactos das famílias vítimas da cheia. Por meio da Operação Enchente 2021, o Estado já levou ajuda humanitária, água potável e ações nas áreas social, saúde e de fomento, como anistia de dívidas e operações de crédito, aos municípios em Situação de Emergência decretada em razão da cheia.

    Leia mais:
    Governo do AM lança pacote com investimento de R$1 bilhão

    Wilson Lima inaugura Ceti em São Paulo de Olivença
    Obras viárias do Distrito Industrial l serão concluídas em 60 dias

    (*) Com informações da assessoria

    Últimos Artigos

    Sejusc promove Circuito do Orgulho LGBTQIAPN+

    Trio elétrico fará percurso da avenida Amazonas para a Praça Digital Neste ano, a população...

    Parintins: Inscrições abertas para o Curso de Defesa Pessoal Feminina

    250 novas vagas estão disponíveis para mulheres a partir de 13 anos de idade O...

    Novo porto da Manaus Moderna será construído com apoio do governo federal

    Prefeito David Almeida anuncia obra que promete transformar infraestrutura portuária da capital O prefeito de...

    Amazonas Meu Lar impulsiona construção civil e geração de empregos

    Manaus lidera lançamentos imobiliários na região Norte no primeiro quadrimestre do ano O programa Amazonas...

    Mais artigos como este

    Sejusc promove Circuito do Orgulho LGBTQIAPN+

    Trio elétrico fará percurso da avenida Amazonas para a Praça Digital Neste ano, a população...

    Parintins: Inscrições abertas para o Curso de Defesa Pessoal Feminina

    250 novas vagas estão disponíveis para mulheres a partir de 13 anos de idade O...

    Novo porto da Manaus Moderna será construído com apoio do governo federal

    Prefeito David Almeida anuncia obra que promete transformar infraestrutura portuária da capital O prefeito de...