sábado, setembro 7, 2024
More
    HomePoderAmazonas'Grotesca desinformação', diz MP sobre artigo de Arthur Virgílio Neto

    ‘Grotesca desinformação’, diz MP sobre artigo de Arthur Virgílio Neto

    Publicado em

    O Ministério Público do Amazonas (MPAM) emitiu uma nota à imprensa respondendo às declarações feitas pelo ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), em um portal de notícias local sobre as investigações do órgão.

    O MPAM chamou as atitudes de Arthur Neto de “vigorosas, grotescas e infundadas” acusações contra o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e ao próprio órgão ministerial.

    O órgão explica na nota que não é a Gaeco que investiga possíveis irregularidades pela empresa Best Car. 

    A investigação em comento se dá na esfera cível e é conduzida em uma das Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção do Patrimônio Público, não tendo o GAECO qualquer ingerência ou participação em tal procedimento investigatório”, explicou o MP.

    Confira a nota na íntegra:

    Surpreendeu-nos, na data de hoje, a publicação pelo Ex-Prefeito Artur Virgílio Neto em um Blog desta cidade, de texto contendo vigorosas e infundadas acusações contra o GAECO – Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado, e ao próprio Ministério Público do Amazonas.

    A surpresa não se deu apenas pelo ataque, mas pela grotesca desinformação que veicula, já que o GAECO não conduz nem conduziu qualquer investigação acerca dos fatos apontados pelo articulista, a saber: possíveis irregularidades na contratação da empresa Best Car.

    A investigação em comento se dá na esfera cível e é conduzida em uma das Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção do Patrimônio Público, não tendo o GAECO qualquer ingerência ou participação em tal procedimento investigatório.

    A atuação da referida Promotoria de Justiça é independente, como, ademais, é a atuação de todos os Promotores e Procuradores de Justiça, que não guardam relação de subordinação a qualquer órgão ou agente, interno ou interno à Instituição.

    Assim, atribuir a atuação de qualquer membro ou órgão ministerial a qualquer espécie de vindita ou perseguição prova o desconhecimento e desinformação daquele articulista quanto às estruturas e funcionamento do Ministério Público.

    Ademais, é crucial enfatizar que qualquer investigação existe para se aferir se as irregularidades apontadas por qualquer cidadão, agente público ou pelos órgãos de controle ocorreram ou não.

    A instauração de uma investigação, seja de natureza cível, seja de índole criminal tem a finalidade última de apurar se os fatos relatados ocorreram e, em última análise, quem são os responsáveis.

    Quanto à existência de eventuais crimes atribuídos ao Chefe do Poder Executivo, o Ex-Prefeito tem perfeito conhecimento, já que foi Senador da República, de que a competência, inclusive para conduzir o Inquérito Policial, é do Superior Tribunal de Justiça, não incumbindo ao Ministério Público Estadual, na distribuição de competências definida na Constituição Federal, ocupar-se de tais investigações.

    No episódio da crise de desabastecimento de oxigênio de janeiro de 2021, o feito foi remetido a Brasília em razão da prévia atuação do Ministério Público Federal.

    Quanto às demais operações de natureza criminal sob a condução do GAECO, a divulgação de informações de interesse do Público se dá sempre e de forma transparente quando da realização das operações do Grupo ou quando a divulgação não interfere no interesse das investigações que, por natureza, são sigilosas.

    Portanto, as invectivas do Senhor Ex-Prefeito, além de despidas de fundamento e dirigidas a órgão que nada tem que ver com a investigação dos fatos que relatou, demonstra profundo desconhecimento da estrutura do Estado de Direito, regido por uma constituição que coloca a todos, independentemente da posição política ou dos cargos públicos que exerça ou tenha exercido, em posição de igualdade e subordinação à Lei e à Constituição.

    Leia Mais
    Ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, é investigado pelo MP

    Omar Aziz rebate ataques do o ex-prefeito de Manaus Arthur Neto
    Enteados de Arthur Neto vão para banco dos réus em audiência do Caso Flávio

     

    Últimos Artigos

    Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

    A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

    Diversidade cultural marca o agenda do fim de semana

    O Agendão Cultural deste fim de semana, de 06 a 08 de setembro, oferece...

    Dragagem do Rio Amazonas entre custará R$ 92,8 Milhões

    O governo federal anunciou a empresa vencedora da licitação para a dragagem do Rio...

    Procon-AM apreende 452 latas de leite em pó adulterado

    O Procon-AM realizou, nesta quarta-feira, a apreensão de 452 latas de leite em pó...

    Mais artigos como este

    Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

    A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

    Diversidade cultural marca o agenda do fim de semana

    O Agendão Cultural deste fim de semana, de 06 a 08 de setembro, oferece...

    Dragagem do Rio Amazonas entre custará R$ 92,8 Milhões

    O governo federal anunciou a empresa vencedora da licitação para a dragagem do Rio...