sábado, setembro 7, 2024
More
    HomePoderAmazonas“Coronavírus no Amazonas é mais que segunda onda, é um tsunami”

    “Coronavírus no Amazonas é mais que segunda onda, é um tsunami”

    Publicado em

    Com a autoridade de quem está na linha de frente contra o coronavírus (covid-19) 24 horas por dia, os médicos Luís Alberto Nicolau (Beto)  e Daniel Fonseca manifestaram neste sábado (9) extrema preocupação com o cenário da doença no Amazonas.

    “É muito mais do que uma segunda onda, é um tsunami”. É assim que Nicolau, que preside o grupo Samel, resume a situação.

    Conforme sua avaliação, esta foi a semana mais difícil na história da empresa de hospitais e prontos-socorros que na pandemia recuperou milhares de doentes. A criação e utilização do método de ventilação não invasiva, com a cápsula Vanessa, deu à Samel alto reconhecimento de sucesso contra o coronavírus.

    “Quebramos todos os recordes de número de internações e atendimentos nos prontos-socorros. E isso nos deixa extremamente preocupados porque nossos médicos e enfermeiros chegam a trabalhar dois dias diretos, de plantão, para salvar o máximo de vidas possível”, revelou Beto Nicolau.

    Segundo o controle do Governo do Estado, até este dia 9, havia 1.920 pacientes hospitalizados. Desses, 540 estavam em leitos de UTI. Conforme boletim diário, novas 1.856 pessoas foram diagnosticadas com a doença nas últimas 24 horas.

    Também informa o governo que 43 pessoas morreram infectadas pelo coronavírus das 10h de sexta às 10h deste sábado. O Amazonas, assim, chegou a 5.669 mortos, oficialmente.

    Demanda por UTI

    Ao seu lado nessa guerra pela vida, o diretor clínico da empresa, Daniel Fonseca, destaca a atuação dos profissionais de saúde. “Parabéns por não desistirem, mesmo estando no limite, com exaustão física e mental˜.

    E reforça a preocupação do seu presidente ao afirmar que nunca viveu momento assim na profissão. Nem mesmo quando era o único de plantão na emergência do pronto-socorro 28 de Agosto, quando a unidade pública era principal porta de entrada para vítimas de acidentes e crimes em Manaus.

    “Achávamos que a primeira fase da pandemia era uma situação que não teríamos condições de passar, mas, desta vez, é muito pior”, afirmou.

    Fonseca revelou que a dada dia aumenta a quantidade de pacientes que procuram a Samel necessitando de atendimento imediato de UTI. Isso é, para ele, um sinal do quanto o coronavírus vem atacando com maior gravidade.

    Vírus mais letal

    De acordo com Fonseca, no primeiro pico da doença, o período médio de internação era de quatro dias. Hoje é necessário mais dias para a alta do paciente. Por ainda não ter dados científicos, ele disse que não pode afirmar, mas tem séria desconfiança de que a cepa (variante) do vírus hoje é diferente, mais forte.

    “Pessoas têm chegado com o pulmão extremamente comprometido e a capacidade de se regenerar esse pulmão é mais morosa”.

    Em síntese, os profissionais da Samel recomendam que a população mantenha a precaução sanitária contra o coronavírus. Principalmente, evitar aglomeração e usar máscara.

    Leia mais:
    Estado assume hospital privado para enfrentar segunda onda da covid
    AM mantém insumos de intubação para unidades de saúde
    Com Nilton Lins, AM vai abrir mais 103 leitos para Covid-19

    Informações.

    Últimos Artigos

    Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

    A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

    Diversidade cultural marca o agenda do fim de semana

    O Agendão Cultural deste fim de semana, de 06 a 08 de setembro, oferece...

    Dragagem do Rio Amazonas entre custará R$ 92,8 Milhões

    O governo federal anunciou a empresa vencedora da licitação para a dragagem do Rio...

    Procon-AM apreende 452 latas de leite em pó adulterado

    O Procon-AM realizou, nesta quarta-feira, a apreensão de 452 latas de leite em pó...

    Mais artigos como este

    Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

    A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

    Diversidade cultural marca o agenda do fim de semana

    O Agendão Cultural deste fim de semana, de 06 a 08 de setembro, oferece...

    Dragagem do Rio Amazonas entre custará R$ 92,8 Milhões

    O governo federal anunciou a empresa vencedora da licitação para a dragagem do Rio...