sábado, setembro 7, 2024
More
    HomePoderSem Amazonino nem surpresas, candidatos fazem debate morno

    Sem Amazonino nem surpresas, candidatos fazem debate morno

    Publicado em

    [Debate Eleições 2020]

    O primeiro debate entre os prefeituráveis de Manaus foi realizado nesta quinta-feira (1º) pela Band Amazonas. O confronto entre os oito candidatos presentes foi morno e sem nenhuma surpresa. Amazonino Mendes (Podemos), que lidera as pesquisas, não participou, alegando prevenção contra a Covid-19. O ex-prefeito foi, inclusive, pouco citado por seus oponentes durante a discussão política.

    Nenhum candidato assumiu o protagonismo neste primeiro debate nem apresentou propostas relevantes ou concretas para a capital amazonense. Os que participaram foram David Almeida (Avante), Ricardo Nicolau (PSD), José Ricardo (PT), Alberto Neto (Republicanos), Alfredo Nascimento (PL), Marcelo Amil (PCdoB), Coronel Menezes (Patriotas) e Romero Reis (Novo).

    O candidato Capitão Alberto Neto questionou José Ricardo sobre seu partido e possíveis escândalos ocorridos e colocou em pauta a disputa política Bolsonaro versus Lula. Na opinião do Capitão, “Manaus precisa do jeito Bolsonaro de governar”.

    O prefeiturável David Almeida defendeu a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) e disse que ela precisa ser gerida pelo município e não pelo governador. “A Zona Franca é de Manaus, mas o protagonismo tem sido do Governo do Estado”.

    José Ricardo também argumentou a favor da ZFM. “Eu defendo a Zona Franca de Manaus e, como prefeito, vai ser todo dia”, disse ele em resposta ao candidato David Almeida.

    O candidato do partido Novo, Romero Reis, levantou a bandeira de sua legenda de enxugar a máquina e tirar do poder os ‘políticos profissionais’. “Nós vamos ter coragem de fazer aquilo que os políticos profissionais não fazem”, comentou o engenheiro que, em outro momento, pediu ao prefeiturável Marcelo Amil para “deixar de conversa fiada”.

    David Almeida voltou a falar que “Manaus não pode ser governada de dentro de casa”. O prefeiturável tem usado a frase para alegar que Amazonino, segundo ele em idade avançada e sem condições de governar a capital amazonense, não sairia de casa para administrar a cidade.

    Acusado de “malandro” por Romero Reis, o candidato Alfredo Nascimento retrucou: “a malandragem parece que é sua, candidato. […] O senhor não tem preparo pra ser prefeito”, enfatizou o político.

    Sobre as ações de combate ao novo coronavírus, o candidato Capitão Alberto Neto disse que “a Prefeitura de Manaus foi omissa no combate ao coronavírus. […] O prefeito não fez o dever de casa”. O militar também defendeu, em um de seus pronunciamentos, o armamento da Guarda Municipal.

    David Almeida usou grande parte do seu tempo de fala para enaltecer as suas realizações como governador interino do Amazonas em quatro meses. “Eu fiz em quatro meses mais que governadores em quatro anos”.

    O candidato apoiado até o momento pelo presidente Jair Bolsonaro, Coronel Menezes, usou, nas considerações finais, a mesma frase que o presidente em sua campanha eleitoral, trocando Brasil por Manaus: “Manaus acima de tudo, Deus acima de todos”, ressaltou.

    Leia mais:
    Guia das eleições 2020: regras e informações
    Ministério Público Eleitoral: falha na prevenção à Covid pode ser crime
    Ao ‘Hora do H’, David Almeida diz que Manaus vive uma realidade cruel

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

    Últimos Artigos

    Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

    A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

    Diversidade cultural marca o agenda do fim de semana

    O Agendão Cultural deste fim de semana, de 06 a 08 de setembro, oferece...

    Dragagem do Rio Amazonas entre custará R$ 92,8 Milhões

    O governo federal anunciou a empresa vencedora da licitação para a dragagem do Rio...

    Procon-AM apreende 452 latas de leite em pó adulterado

    O Procon-AM realizou, nesta quarta-feira, a apreensão de 452 latas de leite em pó...

    Mais artigos como este

    Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

    A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

    Diversidade cultural marca o agenda do fim de semana

    O Agendão Cultural deste fim de semana, de 06 a 08 de setembro, oferece...

    Dragagem do Rio Amazonas entre custará R$ 92,8 Milhões

    O governo federal anunciou a empresa vencedora da licitação para a dragagem do Rio...