O Rio Grande do Sul enfrenta uma crise com seis barragens em situação de emergência devido ao risco iminente de ruptura, como anunciado pelo governo estadual neste domingo (5). As fortes chuvas das últimas semanas elevaram o total de barragens fragilizadas para 18 em todo o estado.
Das seis barragens em estado crítico, destacam-se a PCH Salto Forqueta, em São José do Herval e Putinga, e a barragem 14 de julho, que rompeu parcialmente na última quinta-feira (2) entre Cotiporã e Bento Gonçalves. Além dessas, outras quatro estruturas correm risco: a barragem de São Miguel, em Bento Gonçalves; a barragem SDR, em Eldorado do Sul; a barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra; e a barragem do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves.
Outras cinco barragens estão em “nível de alerta”, enquanto sete estão em “nível de atenção”, exigindo monitoramento contínuo para garantir a segurança. Autoridades estaduais e federais, incluindo a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estão trabalhando para monitorar e controlar a situação das barragens em todo o estado.
*Com informações da Agência Brasil