O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária da vacinação contra a gripe para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. A medida, divulgada pela ministra Nísia Trindade Lima em sua página no “X”, antigo “Twitter”, visa conter o avanço da gripe no país.
“Estamos antecipando essa medida para responder ao aumento dos casos de influenza”, declarou a ministra.
Ampliação da vacina
Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque. O ministério recomenda que seja mantida a prioridade para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe: gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
Até o dia 21 de abril, apenas 22% do público-alvo tinha se vacinado contra a gripe, conforme levantamento divulgado pela pasta. Cerca de 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou no dia 25 de março.
Aumento de doenças respiratórias
O Boletim Infogripe, emitido pela Fiocruz na última quinta-feira, 25, alertou para o aumento de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) relacionadas aos vírus da influenza, do vírus sincicial respiratório e do rinovírus.
Segundo os dados do boletim, dos casos positivos de vírus respiratórios, 10,7% das pessoas estavam com covid-19, 23,4% com influenza A ou B, e 57,8% com vírus sincicial respiratório.
“Estamos atentos aos cenários para sempre aplicar da melhor forma as estratégias de vacinação”, afirmou a ministra.