sexta-feira, maio 24, 2024
More
    HomePoderBrasilRepelente criado por brasileira é capaz de matar mosquito da dengue

    Repelente criado por brasileira é capaz de matar mosquito da dengue

    Publicado em

    spot_img

    No Brasil, os índices de casos de dengue são alarmantes Brasil – 2024 registrou um aumento em 114% dos casos prováveis da doença, frente ao ano anterior. Esses dados preocupam a sociedade e pressionam autoridades de saúde a intensificar campanhas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Mas um produto inovador, pode atuar como um aliado nessa prevenção.

    A cientista brasileira, Fernanda Checchinato, desenvolveu um um repelente para uso em roupas, tecidos e superfícies que mata o mosquito Aedes aegypti, em segundos. O produto, denominado Protec, é eficaz contra a dengue, febre amarela, baratas, mosquitos, chikungunya, dentre outros.

    A criadora ressalta o quão inovador é este produto: “É um repelente sustentável e o primeiro do mundo para aplicação em roupas, superfícies e tecidos contra o mosquito da dengue e outros insetos. Isso é muito importante e tenho muito orgulho, além de um incontestável respaldo científico, em afirmar categoricamente que é uma criação brasileira e exclusiva da Aya-Tech – ao contrário do que dizem alguns concorrentes mal intencionados que insistem por aí.”, afirma.

    Como funciona o produto?

    O Protec é o primeiro repelente do mundo em versão spray para aplicação exclusiva em tecidos, roupas e superfícies, com atuação comprovada contra o vetor da dengue. De acordo com a empresa, criada pela cientista, Aya-Tech, o tempo de eficiência deste produto depende do inseto ou praga que está sendo evitada e o local aplicado.

    “Alguns insetos ou pragas são mais resistentes que outros. Por exemplo, ao aplicar Protec em um tapete, a eficiência contra baratas será de três a quatro vezes maior do que para insetos voadores, isso porque as baratas são mais sensíveis ao tratamento do que os insetos voadores. Caso deseje maior eficiência contra insetos voadores reaplique o tratamento”, afirma a empresa.

    Se o mosquito ainda insistir em pousar na superfície aplicada, ele absorve os ativos e entra automaticamente em estado de paralisa e morte – denominado pela empresa como efeito ‘knock-out’.

    Ele pode ser, portanto, aplicado em roupas, camas, lençóis, cortinas, toalhas, tapetas, sofás, dentre outros. Além disso, a empresa assegura que é um produto seguro para crianças, gestantes, idosos e animais.

    Dados da dengue no Brasil

    Os números de casos e óbitos pela dengue cresceram em 2024. De acordo com dados do Ministério da Saúde, ocorreram 1.601 óbitos pela doença este ano – um aumento em 35%, frente à 2023. Quanto aos casos, os números chegam a 3.535 milhões, contra 1.649 milhões em 2023 – um acréscimo em 114%.

    Os estados com os maiores índices são:

    • Distrito Federal (7,9 mil x 100 mil);
    • Minas Gerais (5,3 mil x 100 mil);
    • Paraná (3,0 mil x 100 mil);
    • Espírito Santo (2,9 mil x 100 mil);
    • Goiás (2,5 mil x 100 mil).

    O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, pode ser realizado com ações que qualquer pessoa pode adotar. Entre as medidas mais eficazes estão a eliminação de água acumulada em recipientes como vasos e pneus, que são potenciais criadouros, a instalação de telas em janelas para barrar a entrada dos mosquitos e o uso regular de repelentes corporais.

    Sobre a empresa criadora

    A Aya-Tech é uma empresa brasileira de alta tecnologia focada no desenvolvimento de produtos científica e mercadologicamente inovadores para as áreas de saúde e bem estar. Os produtos  estão alinhados ao compromisso de proteger o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável, oferecendo novas possibilidades aos clientes, como o Protec e outros que fazem parte da sua linha.

    Confira mais informações com a criadora do produto Protec:

    *Yanka Senna

    Últimos Artigos

    Parceria entre Gol e Azul terá voo Brasília-Tabatinga e conexão em Manaus

    As companhias aéreas Azul e GOL anunciam um acordo de cooperação comercial que vai...

    Haddad autoriza empréstimo de R$ 1,4 bilhão para o Amazonas

    O ministro da Economia, Fernando Haddad, autorizou a concessão de garantia da União para...

    Confira a lista de bairros que ficarão sem energia

    Quatro bairros de Manaus ficarão sem energia elétrica neste sábado (25) devido a serviços...

    Carreta de Saúde atenderá interior do Amazonas

    O Governo do Amazonas está levando as Carretas de Apoio à Saúde para o...

    Mais artigos como este

    Parceria entre Gol e Azul terá voo Brasília-Tabatinga e conexão em Manaus

    As companhias aéreas Azul e GOL anunciam um acordo de cooperação comercial que vai...

    Haddad autoriza empréstimo de R$ 1,4 bilhão para o Amazonas

    O ministro da Economia, Fernando Haddad, autorizou a concessão de garantia da União para...

    Confira a lista de bairros que ficarão sem energia

    Quatro bairros de Manaus ficarão sem energia elétrica neste sábado (25) devido a serviços...