O PDT, liderado por Ciro Gomes, firmou um acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, para as eleições de 2024. Almeida buscará a reeleição em outubro deste ano. Com o acordo, o PDT desiste de lançar o médico Israel Tuyuka como candidato do partido à prefeitura de Manaus.
Reorganização de candidaturas
Na reunião com David Almeida, estiveram presentes o presidente estadual do PDT, Luiz Castro, o presidente municipal, Claudio Machado (Machadão), e membros das executivas estadual e municipal do partido. Israel Tuyuka, por sua vez, deve concorrer à prefeitura de São Gabriel da Cachoeira.
Participação na gestão
Embora tenha sido acertada a participação do PDT na gestão da Prefeitura de Manaus, os detalhes sobre quais espaços o partido ocupará ainda não foram definidos.
Mudança de estratégia
Inicialmente, o PDT planejava lançar Israel Tuyuka para a prefeitura de Manaus e Luiz Castro como líder da chapa de vereadores. No entanto, com o acordo, apenas a candidatura de Castro se mantém, junto com outros nomes do partido.
Decisão centralizada em Brasília
Apesar do acordo ter sido selado com lideranças locais, a decisão de desistir da candidatura própria e se aliar a David Almeida foi tomada em Brasília, com a direção nacional do PDT.