O governador Wilson Lima realizou investimento significativo de mais de R$ 7,6 milhões na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A entrega de 27 veículos e 600 equipamentos, incluindo computadores e antenas para internet de alta velocidade, visa fortalecer as atividades acadêmicas em unidades situadas na capital e em 32 cidades do interior.
Renovação da frota e modernização tecnológica
Dos veículos entregues, quatro são vans e 23 picapes, focadas na renovação da frota do interior. Os 600 itens de informática e eletroeletrônicos beneficiarão a capital e diversas cidades, promovendo melhorias essenciais para o ensino. O investimento reafirma o compromisso do governo com a qualidade do ensino e formação de profissionais qualificados.
Expansão e presença no interior
Além das entregas, a atual gestão se empenha em ampliar a presença da UEA no interior. Recentemente, Núcleos de Ensino Superior foram entregues em municípios como Tapauá e São Sebastião do Uatumã, com outros em fase final de ajustes e obras em municípios estratégicos, como Apuí, Barcelos, e Boa Vista do Ramos.
Infraestrutura Tecnológica
O evento de entrega, realizado na Arena da Amazônia, contou com a presença de autoridades estaduais, prefeitos e deputados. O reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, ressaltou que as ações incluem a instalação de 121 antenas de internet de alta velocidade, melhorando significativamente a qualidade do serviço nas unidades acadêmicas do interior.
Reconhecimento
Keila Amoedo, diretora do Centro de Estudos Superiores de Parintins, expressou gratidão pelo investimento, destacando que os equipamentos fazem toda a diferença nos pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. A UEA, que conta com 16 Núcleos de Ensino e seis Centros de Estudos Superiores, além de 10 polos, agradece o olhar carinhoso do governador para com a universidade.
Outros Compromissos
Além desse investimento, Wilson Lima anunciou a nomeação de 12 professores em 2023, fortalecendo áreas-chave da UEA. No final de 2022, lançou editais do projeto Mestre Qualificado, um dos projetos prioritários do programa Educa+Amazonas, oferecendo mais de 100 vagas em cursos de mestrado para a capital e interior. O governo demonstra contínuo compromisso com o avanço educacional no estado.