quinta-feira, maio 30, 2024
More
    HomeCotidianoSociedadeEstudantes do AM participam de Olimpíada de Matemática na Tailândia

    Estudantes do AM participam de Olimpíada de Matemática na Tailândia

    Publicado em

    spot_img

    Destaque em dezenas de competições educacionais no Brasil, um grupo de alunos de Manaus integra a delegação brasileira que embarcou para Bangkok, na Tailândia, representando o país na Olimpíada Internacional de Matemática, que ocorrerá entre 24 e 28 deste mês.

    O time amazonense é composto por alunos do ensino médio do Colégio Militar da Polícia Militar Tenente Coronel Cândido José Mariano, no Parque das Laranjeiras, zona centro-sul da capital. Cinco estudantes e a coordenadora deles, a professora Suzy Salvador, receberam o apoio da Distribuidora Atem no pagamento da taxa de inscrição, o que inclui hospedagem, alimentação e traslado.

    Para concretizar o sonho de participar da competição internacional, os estudantes amazonenses contam com o esforço de amigos e pais em buscar recursos para as despesas com passagens aéreas.

    Cursando o 3º ano do ensino médio, Pedro Henrique Rodrigues, de 17 anos, é um dos estudantes que vão competir na Tailândia levando a bandeira do Amazonas e do Brasil. Ele conta que vira a noite treinando para a competição, o que inclui a resolução de listas de exercícios matemáticos e de desafios já feitos em outras olimpíadas.

    “Estamos nos empenhando diariamente para adquirirmos os melhores resultados, juntamente com o auxílio de nossa professora Suzy Salvador, que vem nos acompanhando desde o início deste processo. Foi algo simplesmente incrível esse apoio da Atem. Estávamos em um momento no qual a ansiedade era grande e a tristeza em ter de encarar a grande probabilidade de não podermos realizar a Olimpíada. Agora, o sonho está mais próximo”, disse.

    O CEO do Grupo Atem, Fernando Aguiar, ressalta que o compromisso da empresa em apoiar o esporte e a educação geram resultados positivos para toda a sociedade.

    “O patrocínio ao esporte e aos nossos jovens exemplifica o compromisso que temos com o desenvolvimento social. Os resultados positivos são infindáveis. Beneficia o estudante, o atleta, e garante a oportunidade de participar dessas competições e conquistar vitórias erguendo a bandeira do Estado. Significa muito e ajuda a construir a identificação e o exemplo que serve de estímulo para crianças e jovens e que ultrapassa fronteiras”, afirmou.

    Além de Pedro Henrique, compõem a delegação do Amazonas os estudantes Samuel Cordovil, 17 anos, Ana Clara, 17 anos, Carlos André, 17 anos, e Maria Clara, 16 anos. O desempenho deles chama a atenção. De forma coletiva, será a primeira vez que eles irão competir, mas individualmente já conquistaram 26 medalhas em olimpíadas e competições de matemática, física e astronomia, além de menções honrosas por conta da trajetória nas disputas.

    Pedro Henrique, por exemplo, coleciona 15 medalhas em dezenas de competições, desde 2015. Entre as principais conquistas estão medalhas nas Olimpíadas Nacional de Ciências (ONC), Matemática (OBMEP) e Astronomia (OBA).

    “É um ápice essas crianças serem convidadas para compor a delegação brasileira e representar o país. Esse apoio é algo maravilhoso que foi feito e que é uma forma de transformar a vida desses garotos, pela experiência e participação internacional, quando pelo network que eles irão fazer. É algo incalculável”, disse o pai de Pedro, o representante comercial Luiz Henrique Correia, de 53 anos.

    Com informações do Atual*

    Últimos Artigos

    Não vai para Parintins? Eventos “bumbás” em Manaus em junho

    Faltam menos de 30 dias para o Festival Folclórico de Parintins e os torcedores...

    Confira a lista dos contemplados para o Bolsa Idiomas

    A Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional da Prefeitura de Manaus anunciou...

    Prefeitura convoca quatro profissionais aprovados em concurso

    Visando suprir as necessidades permanentes de serviço e assegurar a prestação da assistência básica...

    MPF dá 15 dias para Starlink explicar antenas em áreas de garimpo no AM

    Um inquérito civil foi aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) e publicado nesta terça-feira...

    Mais artigos como este

    Não vai para Parintins? Eventos “bumbás” em Manaus em junho

    Faltam menos de 30 dias para o Festival Folclórico de Parintins e os torcedores...

    Confira a lista dos contemplados para o Bolsa Idiomas

    A Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional da Prefeitura de Manaus anunciou...

    Prefeitura convoca quatro profissionais aprovados em concurso

    Visando suprir as necessidades permanentes de serviço e assegurar a prestação da assistência básica...