quinta-feira, abril 18, 2024
More
    HomeSociedadeBrasilExplicando: floresta amazônica pode colapsar até 2050

    Explicando: floresta amazônica pode colapsar até 2050

    Publicado em

    spot_img

    Há 65 milhões de anos, a Floresta Amazônica se mantém relativamente resiliente em relação as variações climáticas. Mas a gigante está em perigo, de acordo com um estudo publicado pela revista Nature, a maior floresta tropical do mundo enfrenta risco de colapso até 2050.

    Publicado na última quarta feira (14), o artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida há três anos, liderada por dois pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de Santa Catarina, financiada pelo Instituto Serrapilheira.

    Alerta Científico

    O alerta preocupante é uma análise do impacto da exposição da Floresta Amazônica à um estresse imprescindível, protagonizado pelo aquecimento global, secas extremas, desmatamento e queimadas que incidem em toda a região e estão modificando o ecossistema local, aumentando a probabilidade de uma transição crítica, o ponto de não retorno.

    “Esse é o ponto a partir do qual a mudança acelera. A gente não consegue mais necessariamente controlar com ações pontuais. Depois que atingir, a gente não consegue necessariamente ter ações que a gente teria tido antes para controlar a perda de floresta. A floresta por si só não se sustenta mais”, explica Marina Hirota, pesquisadora da UFSC e do Instituto Serrapilheira.

    Impactos locais e globais

    Segundo os pesquisadores, o aquecimento global, o desmatamento e as mudanças no uso da terra são os principais fatores que podem levar a Floresta Amazônica a um ponto de não retorno. O estudo revela que, se as atuais tendências persistirem, entre 10% e 47% da área remanescente da floresta poderá estar sujeita a mudanças climáticas significativas até 2050. Isso resultaria em uma redução drástica nas chuvas, perda de biodiversidade e aumento da degradação florestal.

    Muito além das consequências locais, o colapso parcial da Amazônia também traz impactos globais. A emissão de gases de carbono decorrente da perda florestal pode acelerar o aquecimento global, enquanto a diminuição da circulação da umidade atmosférica afeta os padrões de chuva em diversas regiões do mundo.

    O artigo científico afirma que a Floresta Amazônica contém mais de 10% da biodiversidade mundial, armazena uma quantidade de carbono equivalente a 15-20 anos de emissões globais de CO2, tem um efeito líquido de resfriamento que ajuda a estabilizar o clima da Tera e contribui com até 50% das chuvas na região, o que é crucial para o fornecimento de umidade na América do Sul. A existência da floresta permite que outros biomas e atividades econômicas prosperem em regiões que de outra forma seriam áridas, como as zonas úmidas do Pantanal e a bacia do rio La Plata.

    Plano de ação

    A transição da Floresta Amazônica já está em curso e para mitigar as terríveis consequências locais e globais, medidas de contingência urgentes precisam ser traçadas a nível global.

    “Em alguns casos, a floresta pode se recuperar, mas permanece presa em estado degradado, dominada por plantas oportunistas, como cipós ou bambus. Em outros casos, a floresta não se recupera mais e persiste presa em estado de vegetação aberta e com incêndios recorrentes”, explica Flores.

    Luísa Oliveira*

    Últimos Artigos

    Mais de 200 habilitações do projeto CNH Social são entregues

    Até final do segundo ciclo, 80 mil pessoas serão beneficiadas com o projeto que...

    Hemoam reforma e amplia farmácia hospitalar

    Houve também a reestruturação da Central de Abastecimento e implantação de assistência ao hemofílico A...

    Justiça suspende votação de empréstimo pela CMM

    A Justiça do Amazonas proibiu a Câmara Municipal de Manaus (CMM) de votar o...

    Minha Casa Minha Vida: Aumento do subsídio no AM

    O governo federal anunciou melhorias no Programa Minha Casa, Minha Vida para a região...

    Mais artigos como este

    Mais de 200 habilitações do projeto CNH Social são entregues

    Até final do segundo ciclo, 80 mil pessoas serão beneficiadas com o projeto que...

    Hemoam reforma e amplia farmácia hospitalar

    Houve também a reestruturação da Central de Abastecimento e implantação de assistência ao hemofílico A...

    Justiça suspende votação de empréstimo pela CMM

    A Justiça do Amazonas proibiu a Câmara Municipal de Manaus (CMM) de votar o...