quinta-feira, abril 18, 2024
More
    HomePoderAmazonasExposição fotográfica é inspirada na lenda e na tragédia dos botos

    Exposição fotográfica é inspirada na lenda e na tragédia dos botos

    Publicado em

    spot_img

    O fotógrafo Tácio Melo escolheu o município de Tefé, no interior do Amazonas, para lançar seu novo projeto, a exposição “O Último Boto”, que faz um apelo à preservação das espécies de golfinho amazônico, ameaçadas pelos efeitos das mudanças climáticas. A mostra foi aberta ao público no dia 02 de fevereiro, a partir das 18h, no prédio histórico da antiga prefeitura municipal.

    Em estilo surrealista, mesclando lenda e realidade, as fotografias foram produzidas no Lago Tefé (Praia do Amor) e nas margens urbanas do município, localizado a 575 quilômetros de Manaus. Para o trabalho, o fotógrafo convidou o bailarino Felipe Cassiano, integrante do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), que interpretou o boto conforme as histórias da cultura popular.

    Segundo Tácio Melo, o projeto surgiu de sua inquietação diante da mortandade de botos na região do Médio Solimões, entre os meses de setembro e outubro de 2023, em decorrência da seca extrema registrada no estado e do aumento na temperatura das águas. Ele destaca que o boto-cor-de-rosa e o tucuxi estão atualmente classificados como “em perigo de extinção” pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

    “Como artista, fotógrafo e comunicólogo, sinto-me na obrigação de usar as diversas linguagens da arte como forma de expressão, buscando chamar a atenção e sensibilizar acerca da importância da preservação do meio ambiente e dos animais da nossa região. Com a seca histórica de 2023, ficou evidente que os botos são um dos animais mais sensíveis às mudanças climáticas”, afirma.

    Foto: Tácio Melo

    Mostra itinerante

    O local da exposição “O Último Boto” será totalmente adaptado para receber Pessoas com Deficiência (PCDs), que terão acesso à audiodescrição das obras, tradução em Libras e espaço adequado para pessoas com deficiência física/motora. Em seguida, a mostra percorrerá escolas públicas de Tefé.

    A iniciativa foi contemplada no Edital de Fomento às Artes e Cultura 2023 – Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto também tem apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Tefé.

    Sobre o artista

    Tácio Melo é artista amazonense, natural de Manaus, e desde a juventude desenvolve projetos nas artes gráficas e na fotografia. Também atua há mais de 15 anos como fotojornalista profissional, participando da cobertura de grandes eventos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, e de pautas governamentais, sociais e ambientais em quase todos os municípios do Amazonas. Atualmente, tem se dedicado a projetos autorais e à produção audiovisual e fotográfica.

    O projeto “O Último Boto” faz parte da série fotográfica “Sinfonia na Floresta”, que o artista iniciou em 2011, dedicada ao tema ambiental. Futuramente, ele pretende dar continuidade ao trabalho para abordar outros animais da fauna amazônica, sempre de forma poética e sensível. Acompanhe essa e outras produções pelo perfil http://instagram.com/fototacio.

    Últimos Artigos

    Mais de 200 habilitações do projeto CNH Social são entregues

    Até final do segundo ciclo, 80 mil pessoas serão beneficiadas com o projeto que...

    Hemoam reforma e amplia farmácia hospitalar

    Houve também a reestruturação da Central de Abastecimento e implantação de assistência ao hemofílico A...

    Justiça suspende votação de empréstimo pela CMM

    A Justiça do Amazonas proibiu a Câmara Municipal de Manaus (CMM) de votar o...

    Minha Casa Minha Vida: Aumento do subsídio no AM

    O governo federal anunciou melhorias no Programa Minha Casa, Minha Vida para a região...

    Mais artigos como este

    Mais de 200 habilitações do projeto CNH Social são entregues

    Até final do segundo ciclo, 80 mil pessoas serão beneficiadas com o projeto que...

    Hemoam reforma e amplia farmácia hospitalar

    Houve também a reestruturação da Central de Abastecimento e implantação de assistência ao hemofílico A...

    Justiça suspende votação de empréstimo pela CMM

    A Justiça do Amazonas proibiu a Câmara Municipal de Manaus (CMM) de votar o...