A partir desta segunda-feira (22) será reaberto o sistema de matrículas do estado para alunos, pais ou responsáveis que não conseguiram efetuar as matrículas escolares ou transferências na rede pública de ensino dentro do prazo. O processo estará disponível tanto online quanto presencialmente nas unidades de ensino, com atendimento contínuo para todas as modalidades, dependendo da disponibilidade de vagas nas escolas estaduais.
A reserva de vaga online é realizada por meio do portal Matrículas AM. Após essa etapa, é necessário comparecer à escola no prazo de até três dias, portando a documentação do aluno, a fim de confirmar a matrícula. Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar registra 17.821 solicitações de matrículas em aberto.
Feita a reserva, o responsável pelo aluno tem até três dias úteis para comparecer à escola e confirmar a matrícula mediante a apresentação de toda a documentação do mesmo. A falta de entrega de documentos resulta na perda da vaga, que retorna ao sistema.
O calendário de matrículas, iniciado em dezembro de 2023 com a rematrícula automática, continua em andamento, com a abertura do prazo para os retardatários.
Documentação necessária para matrícula
- comprovante de escolaridade original;
- guia de transferência;
- histórico escolar;
- declaração de transferência (com validade de 30 dias);
- certidão de nascimento;
- CPF e RG do aluno;
- cartão de vacinação;
- fotos 3×4 recentes;
- documento de identificação com foto do responsável;
- comprovante de residência atualizado.
Rede estadual
Atualmente, a rede estadual de ensino já conta com mais de 365,8 mil alunos matriculados para o ano letivo de 2024. Desse total, 330.044 são provenientes de rematrícula, reordenamento e transferência, enquanto 35.829 são novos alunos que solicitaram a reserva de vaga entre os dias 17 a 19 de janeiro, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e pela Empresa de Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam).