sábado, maio 25, 2024
More
    HomeSociedadeAmazonasTeatro Amazonas recebe show gratuito

    Teatro Amazonas recebe show gratuito

    Publicado em

    spot_img

    Espetáculo marca o lançamento do projeto “We Are The Forest” da cantora Djuena Tikuna

    Artistas brasileiros e indígenas, além de compositoras indicadas ao Grammy, vão se unir a 75 músicos e pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), considerada a melhor universidade do mundo por alguns rankings há mais de 10 anos, para apresentar o espetáculo “Hearing Amazônia: Arte é Resistência”, dia 31 de março, a partir das 20h, com entrada gratuita, no Teatro Amazonas.

    O espetáculo “Hearing Amazônia: Arte é Resistência” tem apoio do Governo Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), e órgãos municipais.

    O show será promovido por integrantes do MIT Wind Ensemble, MIT Festival Jazz Ensemble, MIT Vocal Jazz, sob direção do famoso maestro americano Frederick Harris, apresentando composições de grandes artistas nacionais e mundiais. No mesmo palco, também estarão nove musicistas de Manaus, completando a formação oficial.

    Além disso, a apresentação terá a participação especial da cantora indígena Djuena Tikuna, da vocalista e compositora de jazz, Luciana Souza, da premiada clarinetista americana, Anat Cohen, do clarinetista americano, Evan Ziporyn, do famoso baterista brasileiro, ganhador do Grammy, Edu Ribeiro, além do ativista indígena José Neto. O espetáculo será coordenado pelos diretores musicais do MIT, Frederick Harris e Laura Grill Jaye.

    “A emergência da conservação da Amazônia é tão grande que precisamos utilizar todas as possibilidades para conscientizar as pessoas. Afinal, não existe outra Amazônia, nem um bioma tão diverso, rico e importante para o Meio Ambiente quanto ela. A troca de experiências, repertório e aspectos culturais entre Amazônia e Massachusetts mostrará seus bons frutos no palco do Teatro Amazonas, que é a casa do povo. Por isso, os ingressos serão gratuitos e todos estão convidados para prestigiar este momento tão especial e importante”, comenta o professor e maestro do MIT Wind Ensemble, Frederick Harris.

    O repertório do espetáculo do “Hearing Amazônia: Arte é Resistência” também é diferenciado fazendo a união entre músicas autorais, brasileiras e outras internacionais, como “Água de Beber”, “Cry Me a River”, “Berimau”, “Yardbird Suit”, “O Boto”, “Corta Jaca”, “Footsteps and Smiles”, “As Rosas Não Falam (Cartola)”, “Asa Branca (Luiz Gonzaga)”, entre outras.

    O evento também vai marcar o lançamento do projeto “We Are The Forest”, em tradução livre “Nós Somos A Floresta-Eware (Reflexões sobre a Amazônia)”, da cantora Djuena Tikuna, que fez história, em 2017, ao se tornar a primeira indígena a protagonizar um espetáculo musical no Teatro Amazonas. O projeto dela aborda temas culturais e ambientais da região amazônica, é uma performance colaborativa em larga escala sobre temas como sustentabilidade cultural e ambiental, e ainda terá a participação especial do ativista indígena, José Neto, do povo kaeté-tupinambá. Segundo Djuena, as canções são na linguagem Tikuna com uma versão única de Eware criada pelo compositor Nadav Erlich.

    “É importante destacar que o evento é totalmente gratuito e inédito. Pois, vai marcar o encerramento do projeto ‘Hearing Amazônia – The Responsibility of Existence’, um intercâmbio cultural e científico, entre os músicos do MIT e profissionais, indígenas e artistas da região amazônica. Já organizando tudo há meses e o objetivo é conscientizar, por meio da arte, sobre a importância da conservação da Amazônia. Então, chegue cedo, as portas do Teatro Amazonas se abrem às 19h30 e aproveitem essa oportunidade única que Manaus vai vivenciar”, comentou a produtora do evento e responsável pela IAI Promoções, Inês Daou.

    Leia mais:
    Teatro Amazonas divulga agenda de espetáculos
    Gravado na Amazônia, o filme ‘O Rio do Desejo’ será exibido no Teatro Amazonas
    Teatro Amazonas recebe obras para facilitar acessibilidade

    Últimos Artigos

    Parceria entre Gol e Azul terá voo Brasília-Tabatinga e conexão em Manaus

    As companhias aéreas Azul e GOL anunciam um acordo de cooperação comercial que vai...

    Haddad autoriza empréstimo de R$ 1,4 bilhão para o Amazonas

    O ministro da Economia, Fernando Haddad, autorizou a concessão de garantia da União para...

    Confira a lista de bairros que ficarão sem energia

    Quatro bairros de Manaus ficarão sem energia elétrica neste sábado (25) devido a serviços...

    Carreta de Saúde atenderá interior do Amazonas

    O Governo do Amazonas está levando as Carretas de Apoio à Saúde para o...

    Mais artigos como este

    Parceria entre Gol e Azul terá voo Brasília-Tabatinga e conexão em Manaus

    As companhias aéreas Azul e GOL anunciam um acordo de cooperação comercial que vai...

    Haddad autoriza empréstimo de R$ 1,4 bilhão para o Amazonas

    O ministro da Economia, Fernando Haddad, autorizou a concessão de garantia da União para...

    Confira a lista de bairros que ficarão sem energia

    Quatro bairros de Manaus ficarão sem energia elétrica neste sábado (25) devido a serviços...