O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou uma iniciativa no âmbito do programa “Manaus+Agro” para fomentar a produção agrícola familiar. O objetivo é promover a cultura da pitaya e aumentar a oferta da fruta para atender a demanda local e futuras exportações. A ação envolve a entrega da fruta, adubo e calcário para produtores rurais do ramal Rio Branquinho, quilômetro 67, BR-174, e comunidade São Francisco do Caramuri, quilômetro 134, AM-010.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) é responsável pela ação e ajudará os agricultores no cultivo da fruta, oferecendo cursos para que possam adquirir técnica e conhecimento. Com esse incentivo, espera-se que mais produtores rurais sejam capazes de gerar emprego e renda.
A pitaya é uma fruta exótica que tem atraído cada vez mais interesse dos produtores familiares, especialmente devido às condições naturais favoráveis à sua produção na região. Aproximadamente três toneladas são exportadas todos os meses para São Paulo e Roraima, enquanto a maior parte da produção é consumida no mercado local. Além da comercialização da fruta in natura, o produtor rural pode extrair néctar das flores para produção de mel e alimentação de animais com o talo da planta.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio de emendas parlamentares que beneficiarão cerca de cem produtores rurais até o final de 2023. Além disso, a prefeitura investirá quase R$ 800 mil para atender 16 hectares de mudas de pitaya, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq).
Leia mais:
MPF quer revogar autorização do cultivo de cana-de-açúcar na Amazônia
Governo do AM adquire 120 toneladas de alimentos da agricultura familiar
Selo de produção da Agricultura Familiar é instituído no Amazonas
Com informações da Secom*