Para dar um pronta-resposta à população, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atua em grandes intervenções na infraestrutura da capital, como a recuperação de drenagem na avenida Djalma Batista, a contenção de uma erosão na avenida Torquato Tapajós, além da ação emergencial de desassoreamento do igarapé da Paz, no beco Padre Pinto, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste.
De acordo com o secretário de Obras, Renato Junior, as fortes chuvas que castigam a cidade provocaram estragos, intensificando as ações para reconstruir a capital. “Estamos atuando de maneira emergencial para resguardar a vida das pessoas e a trafegabilidade da cidade. Temos grandes intervenções emergenciais acontecendo ao mesmo tempo. As chuvas não estão dando trégua e as ocorrências não podem esperar”.
Djalma Batista
A obra de implantação da nova rede de drenagem na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona Centro-Sul, avança para o sétimo dia de obras, onde um desnivelamento, comprometeu o tráfego e a segurança da área. A via passa pela obra emergencial de substituição de duas linhas de drenagem profunda de mais de 25 anos de existência, por duas novas e modernas linhas de drenagem de 30 metros de extensão cada, que mobiliza mais de 150 servidores da Seminf, trabalhando ininterruptamente e de forma célere, 24 horas.
Mesmo com as fortes chuvas, a obra avança com sucesso, e já entra na fase final de preparação de base para receber o asfalto e ter a via liberada. “A determinação do prefeito David Almeida é para não medir esforços. Aumentamos o contingente de servidores, trabalhando 24 horas para concluirmos essa obra dentro do prazo e devolver a segurança e a trafegabilidade dessa via que é um dos principais corredores viários da nossa cidade. A missão foi dada e estamos aqui cumprindo, mesmo com as fortes chuvas que tem nos castigado”, explicou Renato Junior.
Torquato Tapajós
A Seminf atua em mais um serviço emergencial para conter erosão na avenida Torquato Tapajós, entrada da avenida Raimundo Parente, nas proximidades do clube Municipal, zona Centro-Sul da capital.
A erosão ocorreu próximo a um igarapé, que fica paralelo à pista. As fortes chuvas na cidade provocaram o aumento do nível da água, contribuindo para o incidente.
“Não vamos parar, vamos continuar trabalhando incansavelmente para garantir a reconstrução dos pontos de crise e instabilidade da nossa cidade, minimizando os impactos da chuva na vida das pessoas, como determina o prefeito David Almeida,” ressaltou Renato Junior.
Beco Padre Pinto
No Beco Padre Pinto, bairro da Paz, zona Centro-Oeste de Manaus, cerca de 300 famílias estavam em risco por conta das inundações na área. As equipes da Seminf atuam na área, realizando o serviço de desassoreamento do igarapé da Paz.
“São muitos anos de abandono e negligência das antigas gestões, a situação é crônica e não pode continuar. São famílias inteiras que não moram aqui porque querem e tão pouco tem para onde ir. Essas pessoas são atingidas a cada chuva pelo transbordamento do igarapé, que invade as casas. Nossa intervenção é imediata e vamos resolver definitivamente os problemas na área”, concluiu Renato.
Leia mais:
Teatro Amazonas recebe obras para facilitar acessibilidade
Prefeitura de Manaus suspende interdição no viaduto do Manoa
Prefeitura leva ‘Asfalta Manaus’ a ruas abandonadas por 20 anos