terça-feira, junho 18, 2024
More
    HomeCotidianoSociedadeProfessores estão na etapa nacional da seleção de intercâmbio nos EUA

    Professores estão na etapa nacional da seleção de intercâmbio nos EUA

    Publicado em

    spot_img

    Iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação e do Departamento de Estado dos Estados Unidos

    Quatro professores da rede estadual foram selecionados para a etapa nacional na seleção do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards inTeaching Program for International Teachers – DAI) edição 2022. A iniciativa busca dar oportunidade para participar de um curso de aperfeiçoamento de seis meses nos Estados Unidos.

    Com apoio da Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), os professores foram classificados na primeira fase na etapa estadual e seguiram para as demais etapas, com o envio de um vídeo e em seguida a aplicação do teste de proficiência (TOEFL Ibt), que avalia todas as quatro habilidades acadêmicas em inglês: leitura, fala, escrita e audição.

    A professora Sílvia Gabriella Carvalho, da Escola Estadual (EE) Ruy Alencar, zona norte de Manaus, é uma das selecionadas para representar a rede estadual na seleção para o intercâmbio. Ela comenta como o processo está sendo intenso, mas que está dando tudo de si para conseguir realizar essa oportunidade.

    “Não é uma seleção simples, então agradeço todo o apoio que estou recebendo da coordenadoria e da escola. Eu estou estudando e dando meu máximo para ter esse diferencial, participar dessa experiência”, diz Silvia.

    A professora Lídia Cristina Sousa de Sena, da Escola Estadual Sant\’ana, zona sul de Manaus, também diz como está muito feliz com a aprovação e que seguirá no processo.

    “Estou tendo todo o suporte necessário para participar do programa, então isso é muito gratificante, além de todo o material disponibilizado para que eu possa estudar e me aperfeiçoar para poder passar nas etapas e ir no intercâmbio”, reitera Lídia.

    O programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana. E inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também no uso de tecnologias em educação.

    O intercâmbio é voltado para professores de Língua Inglesa, que atuam no Ensino Médio e que tenham no mínimo cinco anos de docência, entre outros requisitos.

    Selecionados – Os candidatos foram entrevistados e após a avaliação foram selecionados quatro professores da rede estadual de ensino, sendo três da capital e um do interior.

    Em Manaus, foram os professores Lidia Cristina Sousa de Sena, da Escola Estadual Sant\’ana, zona sul; Sílvia Gabriella dos Santos Carvalho, da EE Ruy Alencar, zona norte; e Thiago dos Santos Sampaio, da EE Dr. Isaac Sverner, zona leste da capital.

    Do interior foi aprovado o professor Tarcísio Moura De Sousa, do Colégio Batista de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

    Etapa nacional – Agora, os quatro professores selecionados participam da etapa nacional, onde a Comissão Fulbright e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) vai revisar os requisitos em que foram aprovados na primeira etapa e entrevistá-los com um teste de proficiência (TOEFL Ibt). Caso selecionados seguem para etapa internacional.

    O Programa é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos e executado em parceria com a Fulbright e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com duração de um semestre acadêmico nos EUA.

    Leia mais:
    Programa seleciona estudantes para intercâmbio nos EUA

    Últimos Artigos

    Festival de Parintins: 5 locais para tirar uma selfie perfeita!

    Os encantos naturais da Ilha Tupinambarana fascinam os visitantes que vêm para o festival....

    Brena Dianná lidera pesquisa para a prefeitura de Parintins

    Em nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Parintins, a vereadora...

    Prefeitura de Manaus lança 3ª edição do “Manaus Adventure 2024”

    Evento promete ser a maior competição de turismo esportivo e de aventura da região...

    Festival de Parintins: cuidados com alimentação e exposição ao sol

    A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) orienta os participantes do 57º...

    Mais artigos como este

    Festival de Parintins: 5 locais para tirar uma selfie perfeita!

    Os encantos naturais da Ilha Tupinambarana fascinam os visitantes que vêm para o festival....

    Brena Dianná lidera pesquisa para a prefeitura de Parintins

    Em nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Parintins, a vereadora...

    Prefeitura de Manaus lança 3ª edição do “Manaus Adventure 2024”

    Evento promete ser a maior competição de turismo esportivo e de aventura da região...