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    Amazonas supera metas do Ideb do ensino fundamental

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    O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (15) os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação considera a aprovação de alunos e desempenho nas provas de matemática e português. Em todo o País, o ensino médio não atingiu o nível esperado de qualidade desde o levantamento de 2013. No ensino fundamental, o Brasil atingiu as metas nas séries iniciais, mas falhou nos anos finais. No ranking do Ideb de estados para ensino médio, o Amazonas ocupa a 22ª posição. Nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, o estado conseguiu superar as metas.

    O estado alcançou 3.6 no Ideb 2019 do ensino médio, sendo que a meta era de 4.0. Em um cenário apenas com as escolas da rede estadual de ensino, o Ideb chegou a 3.5, mas a meta era de 3.8. Foram calculados os dados de 58 municípios do Amazonas em relação a estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino. Dentre eles, 40 cidades tiveram Ideb até 3.1; 18 tiveram Ideb de 3.2 a 4.1; e nenhuma foi superior a 4.2.

    No índice 2019 do ensino fundamental, o Amazonas ficou acima da meta, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais. Os dados do Inep apontam que, nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), a rede privada do Amazonas não conseguiu atingir a meta proposta para 2019, com avaliação de 7.0, enquanto a meta era 7.1 Na rede estadual, o Amazonas superou a meta geral, com avaliação de 5,8 e meta de 5,2. Na rede municipal, 27,1% atingiu a meta nos anos iniciais.

    Na rede pública, do 6º ao 9º anos, o Amazonas atingiu a meta de 4.3, chegando à 4.5. No entanto, apenas 16,4% dos municípios do estado atingiram a avaliação proposta. Se observarmos apenas a rede estadual, 31,7% atingiram a meta proposta. Na rede municipal, o índice é de 19%. Na rede privada, as escolas particulares não bateram a meta de 6,9 para 2019, ficando em 6,2.

    Sobre o Ideb

    O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de qualidade do ensino fundamental e do ensino médio. Foi criado em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), e tem divulgação a cada dois anos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga o Ideb de cada escola, município e estado. Além de calcular as médias, o órgão detalha o desempenho das redes municipais, estaduais, públicas e privadas.

    Os índices são sempre calculados em três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano); anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano); e ensino médio.

    O Ideb é um índice de 0 a 10, calculado com base em dois fatores: índices de aprovação/reprovação dos alunos e de abandono dos estudos, medidos no Censo Escolar; e notas em provas de português e de matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Para se ter um bom Ideb, é preciso ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos, além de resultados satisfatórios no Saeb. Essa avaliação é aplicada sempre no fim de cada etapa escolar: 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio.

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    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta*
    *Com informações do G1/Amazonas

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