A ex-primeira dama do Amazonas, Nejmi Aziz, deixou a prisão nesta sexta-feira (2), após cumprir prisão temporária. A esposa do senador Omar Aziz é alvo da operação Vertex, que investiga a prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Nejmi foi presa na última quarta-feira (31), em Manaus. Segundo sua defesa, ela deixou o Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF) durante a madrugada desta sexta (2) e já está em casa.
Esta foi segunda prisão de Nejmi Aziz. Na primeira, no dia 19 de julho, ela passou duas noites no CDPF e foi solta após receber uma liminar em habeas corpus. Uma nova liminar havia suspenso essa decisão e, por isso, ela voltou para a cadeia para cumprir o restante da prisão temporária.
Segundo as investigações da Polícia Federal, Nejmi e outros alvos – entre eles, irmãos do senador Omar Aziz – recebiam, entre as vantagens indevidas, entregas de dinheiro em espécie ou por meio em negócios simulados ou superfaturados, a fim de ocultar a entrega de dinheiro dissimulado por meio de contratos de aluguel e de compra e venda.
Nesta quinta-feira (1°), o cunhado de Nejmi, Amin Aziz, foi preso novamente por, segundo a Polícia Federal, se desfazer, com a ajuda de outro indivíduo, de objetos de sua residência, ao ter conhecimento prévio da fase ostensiva da Operação Vertex.