domingo, abril 14, 2024
More
    HomeDestaquesQuer ajudar? Grupo reúne doações para alimentar animais do Tropical Hotel

    Quer ajudar? Grupo reúne doações para alimentar animais do Tropical Hotel

    Publicado em

    spot_img

    O Hotel Tropical Manaus fechou suas portas este ano e diante desta situação, cerca de 230 animais silvestres que vivem em um zoológico nas dependências do hotel estão sobrevivendo de doações. Agora, o destino do empreendimento gera incerteza em relação ao destino dos animais. Por conta disso, o Grupo de Estudos de Animais Selvagens do Amazonas (GEAS-AM) começou uma campanha de arrecadação.

    Mais de 130 funcionários já foram demitidos, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido e o zoológico, que antes tinha quatro tratadores, agora se mantém com apenas dois tratadores e conta com ajuda voluntária, de supermercados e sociedade civil, para alimentação dos animais.

    Durante esta quinta (1) e sexta-feira (2), o GEAS estará recebendo frutas e legumes (como banana, mamão, maçã, melancia, abacaxi, abóbora, macaxeira, cenoura, beterraba e etc), em um posto montado no mini campus universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no auditório Paulo Burhein (FEFF).

    (Foto: Reprodução Instagram)

    Aleam busca soluções

    A Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está buscando soluções e parcerias para ajudar os animais silvestres.

    A deputada estadual e presidente da Comissão, Joana Darc (PR) visitou as dependências do Zoológico no último mês de julho e esclareceu que as parcerias são fundamentais para o melhor desfecho do caso. “O hotel está em processo de leilão e é deles a responsabilidade sob os animais – o que não exclui logicamente a nossa responsabilidade enquanto Comissão de Meio Ambiente -, porém a nossa contribuição não pode ser a única em prol da manutenção destes animais”, afirmou.

    Joana Darc explicou a intenção de arrecadar recursos através de uma visitação excepcional. “Estamos planejando uma ação de fim de semana para arrecadar fundos para serem revertidos em alimentos para os animais. A intenção é ter uma ação de um fim de semana, contando com a ajuda de voluntários de órgãos públicos, ONG’s e abrir o espaço para visita ao público. Assim com os recursos arrecadados com a entrada no zoológico, podemos garantir ainda que temporariamente a alimentação dos animais e a manutenção dos animais”, explicou.

    A deputada esclareceu que os animais estão bem tratados, por isso as medidas tomadas pela Comissão têm o caráter preventivo, com vistas a evitar falta de alimentos ou maus tratos aos silvestres.

    Joana reforçou ainda que como o Zoológico é parte do hotel, quem o adquirir no leilão receberá também a obrigação com os animais. “A questão destes animais é delicada do ponto de vista ambiental por se tratar de alguns animais idosos, que não se adaptam mais à natureza e têm o risco de não se adaptar ao convívio com outros animais, portanto não é tão simples quanto muitas pessoas podem pensar”, ponderou.

    O biólogo Nonato Amaral, responsável pelos animais, reforçou o bom estado dos animais. “A alimentação, o cuidado e a manutenção está sendo feita, apesar das grandes dificuldades, por isso é importante esclarecer esses boatos maldosos de que os animais estão sendo maltratados, mas ainda assim é importante o apoio da população no sentido de manter esse bom estado”, afirmou.

    Últimos Artigos

    Aplicativo monitora prédios e imóveis históricos do Centro

    Os primeiros testes com o uso do aplicativo ArcGIS Field Maps, feitos por equipes...

    Programas pioneiros e mãos e obras, veja lista:

    A concessionária Águas de Manaus divulgou a lista dos 90 selecionados para os programas...

    Concurso Unificado: Informações sobre o local das provas

    A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, anunciou...

    Lula vai vetar proibição de visitas familiares a presos

    Durante entrevista à imprensa no Palácio do Planalto, o ministro da Justiça e Segurança...

    Mais artigos como este

    Aplicativo monitora prédios e imóveis históricos do Centro

    Os primeiros testes com o uso do aplicativo ArcGIS Field Maps, feitos por equipes...

    Programas pioneiros e mãos e obras, veja lista:

    A concessionária Águas de Manaus divulgou a lista dos 90 selecionados para os programas...

    Concurso Unificado: Informações sobre o local das provas

    A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, anunciou...