A Prefeitura de Manaus, através de sua previdência municipal, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária – 2019. O prefeito Arthur Virgilío Neto (PSDB) recebeu a homenagem na noite desta quinta-feira (27), em Foz de Iguaçu (PR).
A premiação é feita pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).
A Abipem confirmou que o regime próprio de previdência social de Manaus foi considerado exemplo de gestão.
Em 2017, a capital amazonense já havia conquistado o primeiro lugar entre as capitais no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).
Para Arthur Neto, a conquista é graças à boa gestão administrativa e ao comprometimento da equipe previdenciária. O prêmio destaca Manaus perante a maioria das capitais brasileiras que não apresentam essas características, consideradas pelo prefeito como prioritárias e essenciais para a administração pública.
“É uma previdência independente por lei, como gostaria que fosse independente o Banco Central quando eu era senador. Agora, tenho em Manaus uma previdência independente, que é sinônimo de credibilidade. Por isso, parabenizo a doutora Daniela Benayon e toda sua equipe técnica”, disse.
Também presente na cerimônia de premiação, a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, disse que a recuperação da autarquia começou em 2013 e que o prefeito Arthur encontrou a previdência municipal operando no vermelho, com R$ 240 milhões em fundos podres.
Atualmente, a Manaus Previdência ostenta uma carteira de investimentos no valor de R$ 1,050 bilhão.
Prêmio
A previdência de Manaus teve que atender a 92 quesitos para concorrer ao prêmio, juntamente aos entes com mais de 7.001 segurados, na categoria 5.
Ainda neste ano, a Manaus Previdência espera conquistar outras duas premiações e uma certificação: dois prêmios da Aneprem, um sobre governança e outro sobre inovação, e a recertificação da ISO 9001/2015.