Careiro da Várzea, situado a 29 quilômetros de Manaus, é destaque entre técnicos da assistência social do Rio Grande do Sul, que estiveram no município para conhecer os bons resultados do Programa Criança Feliz, lançado em 2016 pelo Ministério da Cidadania.
O programa Criança feliz foi implantado em Careiro da Várzea em setembro de 2017. A iniciativa é desenvolvida a partir de visitas domiciliares, que têm o intuito de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, alinhando ações na saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
Quando iniciou atividades no Careiro, o programa tinha equipe composta por três visitadores e a coordenadora do município. Como a iniciativa foi pioneira no município, o Careiro foi o primeiro a realizar as visitas domiciliares e, com o bom trabalho realizado, a equipe aumentou para seis pessoas.
A Secretária de Assistência Social de Careiro da Várzea, Conceição Leite, explica qual a finalidade dos visitadores dentro do munícipio. “As meninas fazem as visitas e percebem as vulnerabilidades sociais a partir da visita. Elas identificam as famílias vulneráveis e orientam a família a cuidar melhor dos filhos”, conta.
A coordenadora do programa em Careiro da Várzea, Cristiane Ferreira, explica que o município tem dificuldades para realizar as visitas domiciliares, mas que as barreiras não impendem que eles façam as visitas. No período de cheia, os visitadores precisam andar pela cidade ao longo das pontes.
“Temos uma população alta de jacarés no município, aí a gente precisa ter todo esse cuidado. Nós temos praticamente 78% das famílias que sobrevivem da agricultura, da agropecuária e da pesca, esse é o meio de subsistência de quase todo o município”, relata.
Em 2018, Carreiro da Várzea recebeu um prêmio pelo destaque do programa, entregue pelo Ministério do Desenvolvimento, juntamente com outros municípios do Brasil. A Coordenadora conta que o município foi destaque pelo bom funcionamento, pela operacionalidade do sistema, pelas visitas comprovadas in loco pelo próprio Ministério do Desenvolvimento que esteve presente no município.
Ela acrescenta que a equipe conseguiu “a identificação de famílias que tinham crianças de 2 anos, mas que não tinham nem certidão de nascimento, crianças que estavam sem vacina, crianças que precisavam ser inseridas no Benefício de Prestação Continuada, o que nós conseguimos por meio do programa Criança Feliz”.
Raquel dos Anjos é uma das mães que recebe as visitas domiciliares dos técnicos de Careiro. Ela destaca que o programa a ajudou de diversas formas. Segundo a dona de casa, a ação acolhe a criança e mãe. “Eu recebo o amor, o cuidado junto com o meu bebê. Fico muito feliz com a visita dos técnicos e da coordenadora”, diz ela, contando que aprendeu por meio do programa a importância do cuidado e da atenção com seu bebê, Ravih.
Atendimento
De acordo com a Coordenadora Estadual do Criança Feliz no Amazonas, Lilian Gomes, o Estado acompanha mais de 8.500 pessoas ao longo do programa, entre elas gestantes, crianças menores de 3 anos e crianças de até 6 anos que tem deficiência. Em Careiro do Várzea, segundo dados do Ministério da Cidadania de abril de 2019, são atendidas 150 pessoas, assim sendo, 113 gestantes, 23 crianças de até 3 anos e uma criança de 6 anos.