O ministro-chefe da Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República, Carlos Alberto dos Santos Cruz, esteve em visita a São Gabriel da Cachoeira, a 850 quilômetros de Manaus, nesta segunda-feira (6). Na ocasião, ele destacou que Bolsonaro tem interesse em atender comunidades indígenas com ações de cidadania.
O objetivo do encontro foi verificar as condições e atenção dispensada à saúde indígena, população predominante do município. “O governo do presidente Bolsonaro tem esse objetivo de visitar os lugares mais afastados, para tomar contato direto com a realidade do local”, disse Santos Cruz.
O governador Wilson Lima, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Ribeiro de Freitas, e outros técnicos do Governo Federal compuseram a comitiva. O grupo visitou o Hospital de Guarnição do Exército de São Gabriel, que funciona por meio de convênio entre o Governo do Estado e o Comando da Região Militar de Manaus.
“Aqui o objetivo é verificar a situação das comunidades indígenas e a melhor forma de aplicar os recursos disponíveis, como desenvolver essas comunidades indígenas para que tenham saúde, educação de melhor qualidade e produtividade nas suas tarefas autossustentáveis”, afirmou o general.
Além dos representantes do Governo Federal, acompanharam a visita a São Gabriel a primeira-dama do Estado, Taiana Lima, a titular da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Caroline Braz, e a secretária executiva administrativa do Fundo de Promoção Social (FPS), Kathelen Santos.