Uma proposta para que médicos terceirizados da Saúde do Amazonas passem a receber conforme a quantidade de serviços realizados foi apresentada pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), ao novo secretário da pasta no Estado, Rodrigo Tobias.
A pauta foi levantada durante apresentação do relatório de ações executadas pela Susam no 3º quadrimestre de 2018, à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), na segunda (8).
Na ocasião, Nicolau levantou problemas por conta da terceirização “excessiva” nos serviços da Saúde Pública do Estado. O gasto para essa demanda chegou a R$ 644 milhões, sendo a segunda maior despesa da Secretaria em 2018.
Para enfermeiros e técnicos de enfermagem, Nicolau defendeu a realização de concursos públicos. Quanto à terceirização de médicos, o deputado disse que as empresas “não são um problema”, mas sugeriu mudança na remuneração: mais trabalho, mais dinheiro.
O deputado solicitou do novo secretário da Susam que providencie uma revisão na modalidade de contratação das empresas médicas, para que passe os profissionais passam a receber não mais por plantão, mas por produção de serviços.
“Se produzir mais, fizer mais cirurgias, recebe mais”, explicou ele, ao defender que a mudança pode reduzir filas de espera e acelerar a realização de procedimentos agendados, como exames e cirurgias. “Creio que isso, inclusive, estreitaria mais as relações dos profissionais com a secretaria”, completou.
Em maio, o secretário deverá retornar à ALE-AM para apresentar o relatório do primeiro quadrimestre de 2019, desta vez já com os resultados da nova gestão, que assumiu em janeiro.