No final da tarde desta sexta-feira (16), seis pessoas foram presas no município de Manacapuru, distante 68 Km de Manaus, trazendo cerca de 300 Kg de entorpecentes em uma embarcação. De acordo com a Secretaria-Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), a droga vinha do município de Tabatinga, distante 1.108 Km da capital.
O resultado da prisão se deu a continuação da Operação Banzeiro, e foram apreendidos 250 quilos de maconha do tipo skunk e 50 quilos de cocaína e Oxi. O grupo que foi já vinha sendo investigado pela polícia e os entorpecentes que foram apreendidos pertenciam a diferentes donos.
“Em Manacapuru, primeiramente foram abordadas quatro pessoas e, posteriormente localizaram um indivíduo que estava escondido na mata, que é o José Roberto. Ele alegou, confessou que vinha nesse bote da cidade de Tabatinga com destino a Manacapuru e posteriormente Manaus. Ele estava em uma região de mata quando os policiais chegaram, ele correu, se escondeu da polícia e tivemos uma certa dificuldade para chegar no local porque era um barranco muito grande, já era noite. Apesar disso, os policiais conseguiram fazer o rastreio, encontrar a embarcação, a droga e localizar ele nessa mata. E todos foram trazidos para o departamento de narcóticos”, explica o diretor de Inteligência da Seai, Denis Pinho.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Coronel Amadeu Soares, o grupo era subdividido e tinha uma função específica para cada integrante dentro da organização criminosa.
“Nesse grupo cada pessoa tem uma missão específica. Tinha um grupo encarregado do transporte de carga de Tabatinga até Manacapuru e tinha outro grupo responsável pelo armazenamento e guarda da carga. Um outro grupo fazia o transporte fracionado dessa carga de Manacapuru até Manaus. Uma parte dessa carga não ficaria em Manaus, seguiria para outra parte do Brasil”, disse Soares.
Foram presos Vanderlei Lima de Vasconcelos, 43, Fernando dos Santos Fernandes, 35, José Roberto de Andrade Melgueiro, 44, Valucia Chota Caldas, 40, Marcelo Costa Dantas, 20, e Diego Costa Dantas. Eles foram apresentados a imprensa na manhã deste sábado (17), na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro Dom Pedro, Zona Oeste da capital. Eles responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.