quarta-feira, julho 9, 2025
More
    HomeSociedadeAmazonasVai voar para o Festival de Parintins? Conheça os seus direitos:

    Vai voar para o Festival de Parintins? Conheça os seus direitos:

    Publicado em

    Alta demanda por passagens aéreas aumenta casos de atrasos, cancelamentos e overbooking

    Com a aproximação do 58º Festival de Parintins, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, o Procon-AM emitiu um alerta aos consumidores que pretendem viajar para a Ilha Tupinambarana, no interior do Amazonas. O órgão de defesa do consumidor orienta passageiros sobre seus direitos no transporte aéreo, especialmente diante da alta procura por voos durante o período do evento.

    Situações como atrasos, cancelamentos de voos e overbooking (venda de passagens além da capacidade da aeronave) se tornam mais frequentes, e muitos passageiros desconhecem seus direitos garantidos por lei.

    Companhias devem prestar assistência em caso de atrasos

    Segundo o Procon-AM, qualquer alteração no voo — seja por motivo técnico, operacional ou climático — obriga a companhia aérea a oferecer assistência imediata ao passageiro:

    • A partir de 1 hora de atraso: fornecimento de meios de comunicação, como acesso à internet ou telefone.

    • A partir de 2 horas: direito à alimentação (lanche, refeição ou voucher).

    • Após 4 horas ou em caso de cancelamento: direito à hospedagem (se houver pernoite), traslado, reacomodação gratuita em outro voo ou reembolso integral.

    Caso o atraso gere prejuízos financeiros, como perda de hospedagem ou passeios, o passageiro também pode solicitar ressarcimento ou abatimento proporcional.

    Em caso de overbooking, consumidor tem direito à compensação

    O overbooking, prática em que a empresa vende mais passagens do que o número de assentos disponíveis, é considerada falha na prestação do serviço. Nesses casos, a companhia aérea é obrigada a:

    • Realocar o passageiro sem custo adicional.

    • Arcar com alimentação, hospedagem, traslado e comunicação até o embarque.

    • Pagar compensação financeira obrigatória ao passageiro prejudicado.

    Bagagem: saiba o que é responsabilidade da companhia

    O Procon-AM também orienta sobre as regras de bagagens:

    • A bagagem de mão deve seguir os limites de tamanho e peso definidos por cada companhia.

    • Itens de valor, documentos e eletrônicos devem ser transportados na bagagem de mão.

    • A bagagem despachada é de responsabilidade integral da companhia aérea. Em caso de extravio, dano ou violação, o passageiro tem direito à indenização.

    Documentos são essenciais para garantir reembolso ou indenização

    Para buscar seus direitos, o passageiro deve guardar todos os documentos relacionados ao problema enfrentado, como:

    • Bilhetes de embarque

    • Comprovantes de pagamento

    • Notas fiscais de despesas extras (hospedagem, alimentação, transporte)

    • Registros fotográficos ou digitais do ocorrido

    “Esses documentos são essenciais para que o consumidor consiga buscar seus direitos, seja diretamente com a companhia aérea ou com o Procon-AM”, destacou Jalil Fraxe, diretor-presidente do órgão.

    Como registrar reclamações no Procon-AM

    Os consumidores podem registrar reclamações de forma:

    • Presencial: na sede do Procon-AM, localizada na avenida André Araújo, nº 1.500 – Aleixo, em Manaus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

    • Online: pelo site oficial www.procon.am.gov.br, onde é possível abrir reclamações, acompanhar processos e acessar orientações.

     

    Últimos Artigos

    Com telessaúde, tempo de espera por consulta cai para 19 dias no Amazonas

    Programa Saúde AM Digital promove inclusão, reduz filas e moderniza a rede pública com...

    Leituristas da Águas de Manaus passam a aceitar Pix e cartão

    Nova modalidade busca facilitar quitação de débitos e inclui negociação de dívidas e atualização...

    Como Manaus conseguiu reduzir em 90% os assaltos a ônibus?

    Implantação de câmeras, biometria facial e presença da Romu contribuem para redução nos casos A...

    Campanha da Petrobras com Camila Pitanga é acusada de greenwashing

    Entenda o conceito de greenwashing e por que ambientalistas apontam contradição entre discurso institucional...

    Mais artigos como este

    Com telessaúde, tempo de espera por consulta cai para 19 dias no Amazonas

    Programa Saúde AM Digital promove inclusão, reduz filas e moderniza a rede pública com...

    Leituristas da Águas de Manaus passam a aceitar Pix e cartão

    Nova modalidade busca facilitar quitação de débitos e inclui negociação de dívidas e atualização...

    Como Manaus conseguiu reduzir em 90% os assaltos a ônibus?

    Implantação de câmeras, biometria facial e presença da Romu contribuem para redução nos casos A...