sábado, julho 19, 2025
More
    HomeCotidianoVacinação contra a covid-19 é retomada nas unidades de saúde de Manaus

    Vacinação contra a covid-19 é retomada nas unidades de saúde de Manaus

    Publicado em

    As unidades básicas de saúde de Manaus foram reabastecidas com doses da vacina contra a covid-19, conforme anunciou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As vacinas atendem crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes e pessoas de grupos prioritários, em conformidade com o calendário nacional de vacinação.

    Público-alvo e esquema de doses

    A vacina contra a covid-19 está incorporada ao calendário infantil e agora também ao calendário para idosos a partir de 60 anos e gestantes. Confira os esquemas vacinais:

    • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos: recebem duas doses básicas. Para imunocomprometidos, o esquema é de três doses.
    • Idosos acima de 60 anos: devem receber duas doses anuais, com intervalo de seis meses.
    • Gestantes: aplicação de uma dose por gestação.
    • Grupos prioritários especiais: adultos em 14 categorias, como indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, entre outros, devem receber uma dose anual. Imunocomprometidos, nesse grupo, recebem duas doses anuais.

    Vacinação para crianças de 5 a 11 anos

    Atualmente, a vacina contra a covid-19 para crianças dessa faixa etária está indisponível. A Semsa aguarda o envio de novas doses do Ministério da Saúde. Os responsáveis por crianças em grupos especiais são orientados a acompanhar as atualizações.

    Onde se vacinar

    As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde da rede municipal, com horários regulares. Em unidades de pequeno porte, o atendimento ocorre às quartas-feiras. A lista completa com os locais e horários pode ser acessada pelo link: Salas de Vacina Manaus.

    Sobre o imunizante

    A nova remessa inclui a vacina Zalika, desenvolvida pelo Instituto Serum, da Índia, aprovada pela Anvisa. O imunizante é produzido com tecnologia de DNA recombinante e atende às exigências da OMS para proteção contra novas variantes do vírus.

    A vacinação segue como uma medida essencial para reduzir casos graves e óbitos pela doença, principalmente entre os grupos mais vulneráveis.

    Últimos Artigos

    Políticos brasileiros que apoiam tarifas de Trump são “traidores da pátria”, diz Lula

    Na noite de ontem (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a separação...

    Interior do Amazonas ganha novas bases contra incêndios florestais

    Expansão cobre 27 municípios e visa acelerar resposta durante a estiagem O Corpo de Bombeiros...

    Fiscalização ambiental no Amazonas gera R$ 100 mil em multas

    Operação percorreu 1.500 km e atingiu seis municípios da região metropolitana de Manaus Uma operação...

    PF cumpre mandados contra Bolsonaro e STF impõe uso de tornozeleira eletrônica

    Ex-presidente também está proibido de usar redes sociais e terá recolhimento domiciliar noturno A Polícia...

    Mais artigos como este

    Políticos brasileiros que apoiam tarifas de Trump são “traidores da pátria”, diz Lula

    Na noite de ontem (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a separação...

    Interior do Amazonas ganha novas bases contra incêndios florestais

    Expansão cobre 27 municípios e visa acelerar resposta durante a estiagem O Corpo de Bombeiros...

    Fiscalização ambiental no Amazonas gera R$ 100 mil em multas

    Operação percorreu 1.500 km e atingiu seis municípios da região metropolitana de Manaus Uma operação...