Fiscalização ocorreu após vídeos circularem nas redes sociais mostrando problemas no estabelecimento
Um supermercado localizado na zona Centro-Sul de Manaus foi autuado no domingo (11/5) após denúncias de consumidores nas redes sociais. As imagens divulgadas mostravam possíveis irregularidades sanitárias, o que motivou uma ação da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Segundo Isaac Tayah, diretor da Visa Manaus, uma equipe da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) foi mobilizada rapidamente para verificar as condições de higiene do local.
Irregularidades incluem presença de baratas e carnes fora da temperatura ideal
Durante a fiscalização, os agentes inspecionaram setores como açougue, peixaria e câmaras frigoríficas. Foram identificadas diversas infrações, incluindo a presença de baratas — sinal de falha no controle de pragas —, carnes que deveriam estar congeladas em processo de descongelamento e produtos com sinais de deterioração.
Essas carnes foram apreendidas e encaminhadas ao Laboratório de Vigilância Dr. Edivar dos Santos Fernandes para análise.
Autuação e processo administrativo
Apesar de o supermercado ter descartado produtos após os vídeos e intensificado o controle de pragas, a fiscalização constatou que as medidas não foram suficientes. “O controle de pragas ainda se mostrou ineficaz durante a inspeção, o que, somado às outras irregularidades, resultou na autuação do local”, explicou Ricardo Celestino, gerente de Vigilância de Alimentos.
O estabelecimento responderá a um Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode acarretar multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM). Atualmente, cada UFM está avaliada em R$ 145,37. Outras sanções também não estão descartadas.
Canais para denúncia
A Visa Manaus reforça que a população pode colaborar denunciando situações semelhantes. As queixas podem ser feitas via Ouvidoria, pelo número (92) 98842-8481, das 8h às 13h, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com, em qualquer horário.