sexta-feira, dezembro 5, 2025
More
    HomeCotidianoSupermercado em Manaus é autuado após denúncias de irregularidades sanitárias

    Supermercado em Manaus é autuado após denúncias de irregularidades sanitárias

    Publicado em

    Fiscalização ocorreu após vídeos circularem nas redes sociais mostrando problemas no estabelecimento

    Um supermercado localizado na zona Centro-Sul de Manaus foi autuado no domingo (11/5) após denúncias de consumidores nas redes sociais. As imagens divulgadas mostravam possíveis irregularidades sanitárias, o que motivou uma ação da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

    Segundo Isaac Tayah, diretor da Visa Manaus, uma equipe da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) foi mobilizada rapidamente para verificar as condições de higiene do local.

    Irregularidades incluem presença de baratas e carnes fora da temperatura ideal

    Durante a fiscalização, os agentes inspecionaram setores como açougue, peixaria e câmaras frigoríficas. Foram identificadas diversas infrações, incluindo a presença de baratas — sinal de falha no controle de pragas —, carnes que deveriam estar congeladas em processo de descongelamento e produtos com sinais de deterioração.

    Essas carnes foram apreendidas e encaminhadas ao Laboratório de Vigilância Dr. Edivar dos Santos Fernandes para análise.

    Autuação e processo administrativo

    Apesar de o supermercado ter descartado produtos após os vídeos e intensificado o controle de pragas, a fiscalização constatou que as medidas não foram suficientes. “O controle de pragas ainda se mostrou ineficaz durante a inspeção, o que, somado às outras irregularidades, resultou na autuação do local”, explicou Ricardo Celestino, gerente de Vigilância de Alimentos.

    O estabelecimento responderá a um Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode acarretar multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM). Atualmente, cada UFM está avaliada em R$ 145,37. Outras sanções também não estão descartadas.

    Canais para denúncia

    A Visa Manaus reforça que a população pode colaborar denunciando situações semelhantes. As queixas podem ser feitas via Ouvidoria, pelo número (92) 98842-8481, das 8h às 13h, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com, em qualquer horário.

     

    Últimos Artigos

    Bruno Pereira e Dom Phillips podem ganhar memorial no Amazonas

    O Ministério Público Federal discute a criação de um memorial no Amazonas em homenagem...

    Semsa Manaus convoca oito aprovados em concurso público

    A Prefeitura de Manaus confirmou a nomeação de oito candidatos aprovados no concurso público...

    Mulher é presa em Manaus suspeita de falsos implantes dentários

    Uma mulher identificada como Gleyza Vasconcelos de Oliveira, de 42 anos, foi detida em...

    Manaus aprova orçamento de R$ 12 bilhões para 2026

    A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, em Sessão Extraordinária realizada nesta quarta-feira (3...

    Mais artigos como este

    Bruno Pereira e Dom Phillips podem ganhar memorial no Amazonas

    O Ministério Público Federal discute a criação de um memorial no Amazonas em homenagem...

    Semsa Manaus convoca oito aprovados em concurso público

    A Prefeitura de Manaus confirmou a nomeação de oito candidatos aprovados no concurso público...

    Mulher é presa em Manaus suspeita de falsos implantes dentários

    Uma mulher identificada como Gleyza Vasconcelos de Oliveira, de 42 anos, foi detida em...