Perfis em redes sociais estão utilizando o termo “Vale Gás” para atrair brasileiros a acessar links suspeitos e preencher cadastros, colocando em risco a segurança dos cidadãos. O Auxílio Gás, programa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), beneficia famílias que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo. Essas famílias podem ser beneficiárias de programas de transferência de renda das três esferas de governo.
Atenção: MDS Não Envia Mensagens ou Links
É importante reforçar que o MDS não utiliza redes sociais para enviar mensagens, links ou informações sobre o Auxílio Gás. Para requerer o benefício, a família inscrita no CadÚnico deve se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de sua localidade. O benefício é disponibilizado a cada dois meses para os inscritos no programa.
Formas de Recebimento do Auxílio Gás
Os pagamentos do Auxílio Gás são feitos em contas digitais ou bancárias. Se a família não tiver uma conta, o sistema abrirá automaticamente uma poupança social digital, quando possível. A parcela do auxílio tem validade de 120 dias a partir da data de disponibilização.
Caráter Temporário e Intransferível do Auxílio Gás
A inclusão no Programa Auxílio Gás é registrada em sistema eletrônico com base nos dados do CadÚnico e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Vale lembrar que o benefício tem caráter temporário, pessoal e intransferível, sem direito adquirido.
Fique Alerta
Evite preencher cadastros ou clicar em links suspeitos. Procure sempre fontes oficiais e os canais de atendimento do Cras para mais informações sobre o Auxílio Gás.